FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO – PROJETO DE LEI JÁ FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

SE O FATOR PREVIDENCIÁRIO ACABAR VAI SER UM ALÍVIO PARA MILHÕES DE BRASILEIROS, QUE COMO EU, CONTRIBUEM E MUITO PARA A PREVIDÊNCIA SABENDO QUE O TAL FATOR VAI LEVAR BOA PARTE DA FUTURA APOSENTADORIA.

ACABA DE SER APROVADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS O PROJETO DE LEI QUE PÕE FIM AO FATOR PREVIDENCIÁRIO, CLIQUE AQUI E VEJA A NOTÍCIA NA ÍNTEGRA.

PLENÁRIO DA CAMARA VAI ANALIZAR EMENDA QUE ACABA COM O FATOR PREVIDENCIÁRIO, CLIQUE AQUI E VEJA A NOTÍCIA.

O Projeto de Lei 3299/08, do Senado, que acaba com o fator previdenciário , foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família.

O fator previdenciário é um índice usado para calcular as aposentadorias que leva em conta a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida no momento de aposentadoria. O cálculo é feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir de uma tabela”.

Na maioria das vezes o fator previdenciário reduz os benefícios, só em raros casos é que beneficia o trabalhador, por exemplo, tem o benefício aumentado o homem que se aposenta aos 63 anos, com 35 de contribuição.

Fator Previdenciário, pequeno histórico:
O fator previdenciário foi criado pela Lei 9876/99 com o objetivo de incentivar o trabalhador a contribuir por mais tempo para a previdência social – reduzindo, a médio prazo, o déficit da previdência. Desde sua criação, a medida já reduziu o déficit em R$ 10 bilhões, segundo o governo. Em 2008, a expectativa é que o déficit feche em R$ 40 bilhões.

Pelo mecanismo, quanto menor a idade e o tempo de contribuição do segurado, maior a redução no valor da aposentadoria. Os benefícios também são afetados pelo aumento da expectativa de vida no País. Com o crescimento da expectativa de vida, calculada pelo IBGE, o valor da aposentadoria diminui. Pela lei atual, para evitar essa redução, o trabalhador precisa trabalhar mais tempo.

O terceiro elemento que interfere no fator previdenciário é o tempo de contribuição. Quanto maior o tempo, maior o benefício. O segurado precisa contribuir durante pelo menos 30 anos, se mulher, ou 35 anos, se homem.

Insegurança jurídica


Para o relator do projeto Germano Bonow, essas regras geram incerteza sobre o valor do benefício depois de anos de contribuição, além de punir especialmente a população mais pobre. “Imagine a seguinte situação: a pessoa é empregada doméstica e vai se aposentar aos 55 anos. Está trabalhando desde os 20 anos de idade. Se aposenta e perde 1/3 da aposentadoria, por que a expectativa de vida entra no cálculo da sua aposentadoria. Só que a expectativa de vida no País vem aumentando graças a quem? Pessoas como eu, que tem um bom status financeiro. E isso faz com que ela seja prejudicada”, analisa.

Veto


O governo diz ser contra o fim do fator previdenciário. Em entrevista à imprensa em abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou que, se o Congresso aprovar o fim do fator previdenciário, ele vetará a medida.

No dia 10 de julho, em audiência pública na Comissão de Seguridade Social , o diretor do Departamento de Previdência do Ministério da Previdência, João Donadon, disse que não há recursos para cobrir as despesas que serão geradas com o fim do fator previdenciário.

O deputado Germano Bonow quer que o governo leve em conta o fato de que está cada vez mais comum aposentados voltarem a trabalhar e a contribuir com a previdência. Essas pessoas, no entanto, segundo ele, não têm expectativa de nova aposentadoria e não poderão se beneficiar do que continuam a contribuir, deixando esses recursos nos cofres do INSS.

Tramitação


O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

SEGUE RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA:

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA
PROJETO DE LEI No 3.299, DE 2008

Altera o art. 29 da Lei nº 8.213, de 24
de julho de 1991, e revoga os arts. 3º, 5º, 6º
e 7º da Lei nº 9.876, de 26 de novembro de
1999, modificando a fórmula de cálculo dos
benefícios da Previdência Social.

Autor: SENADO FEDERAL
Relator: Deputado GERMANO BONOW

I – RELATÓRIO

O Projeto de Lei nº 3.299, de 2008, do Senado Federal, propõe alterar a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, especificamente os dispositivos que foram modificados pela Lei nº 9.876, de 26 de novembro de 1999, que tratam do cálculo do valor dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social – RGPS.

A proposição sob análise confere nova redação ao art.29, caput, e, além disso, acrescenta § 10 ao referido dispositivo. O objetivo damudança consiste em restabelecer a fórmula de determinação do salário-debenefício em vigor anteriormente à alteração promovida pela Lei nº 9.876, de 26 de novembro de 1999. Defende, portanto, que o valor dos benefícios tenha por base a média dos últimos trinta e seis salários-de-contribuição, apuradosem período máximo de quarenta e oito meses, eliminando-se, por decorrência, a aplicação do fator previdenciário. Para os segurados especiais que contem com menos de vinte e quatro contibuições mensais, a proposição determina que o salário-de-benefício deve corresponder a 1/24 avos da soma dos salários-de-contribuição apurados.

Em defesa do Projeto de Lei em tela, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, realçou, em seu Parecer, a importância da modificação proposta, tendo em vista seus efeitos positivos sobre as aposentadorias pagas pelo RGPS, que, com a aplicação do fator previdenciário, foram injustamente reduzidas em seus valores ou postergadas em sua percepção, o que prejudicou, sobretudo, os trabalhadores que começam mais cedo sua vida profissional e que são, exatamente, aqueles que recebem menores salários.

No prazo regimental, não foram oferecidas, no âmbito desta Comissão de Seguridade Social e Família, emendas à proposição.

É o relatório.

II – VOTO DO RELATOR

É sem dúvida louvável e meritória a intenção do Projeto de Lei nº 3.299, de 2008, do Senado Federal, que visa resgatar o critério mais benéfico e que era tradicionalmente adotado para fins do cálculo do valor dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social-RGPS.

Com efeito, a redação original do art. 29 da Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991, estabelecia que o valor do benefício seria resultante da média dos últimos trinta e seis salários-de-contribuição, apurados em período não superior a quarenta e oito meses. No entanto, a Lei nº 9.876, de 26 de novembro de 1999, modificou essa regra de duas maneiras:

1- substituiu a média dos trinta e seis meses pela média longa – que considera os melhores salários-decontribuição correspondentes a oitenta por cento do período contributivo; e

2- introduziu o fator previdenciário para funcionar como mecanismo redutor das aposentadorias concedidas a segurados com idade precoce.

A aplicação do fator previdenciário no cálculo dos benefícios buscou compensar a derrota, no Plenário da Câmara dos Deputados, da proposta de instituição de limite de idade para fins de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição do Regime Geral de Previdência Social-RGPS, contida na Proposta de Emenda Constitucional que resultou na Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998.

O fator corresponde a uma fórmula que tem, em seu numerador, as variáveis que concorrem para elevar o valor da aposentadoria, quais sejam: o tempo de contribuição e a idade do segurado na data da entrada do requerimento ao benefício. Por outro lado, encontra-se em seu denominador a variável que o influencia negativamente, que é a expectativa de sobrevida. Como a tendência demográfica confirma-se no sentido da ampliação da longevidade, a função do fator consiste exatamente em desestimular as aposentadorias precoces visto que funciona como redutor nos casos de segurados com idade mais reduzida do que as implicitamente consideradas como ideais – 60 anos, para os homens, e 55 anos, para as mulheres.

Em Audiência Pública realizada em 10 de julho do corrente ano, no âmbito desta Comissão de Seguridade Social e Família, debateu-se a modificação na forma de cálculo dos benefícios, prevista neste Projeto de Lei 3.299, de 2008, do Senado Federal. Foram ouvidos representantes do Instituto de Planejamento e Economia Aplicada – IPEA, do Ministério da Previdência Social-MPS, da Associação dos Fiscais da Previdência – ANFIP e da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social-COBAP.

Contrários à aprovação do Projeto de Lei nº 3.299, de 2008, manifestaram-se os representantes do IPEA e do MPS. Defenderam a manutenção da regra baseada na média mais longa para a apuração do salário-de-benefício, em detrimento da média curta proposta no projeto em apreciação, bem como a preservação do fator previdenciário como instrumento de contenção das aposentadoria precoces.

Favoráveis à aprovação do Projeto de Lei nº 3.299, de 2008, manifestaram-se os representantes da COBAP e da ANFIP, os quais reafirmaram que o fator constitui um instrumento que impede o trabalhador de se aposentar, mesmo que tenha cumprido as exigências da Constituição Federal quanto ao tempo de contribuição. Além disso, ressaltaram que o mesmo impõe perdas irrecuperáveis às aposentadorias.

Em razão do exposto e em que pese a consistência técnica das posições defendidas pelos representantes do IPEA e do MPS, haja vista a função econômica exercida pelo fator previdenciário, julgamos não ser defensável sua manutenção. Seus efeitos negativos sobre os valores das aposentadorias e, sobretudo, o grau de incerteza e insegurança que sua adoção impõe aos segurados, constituem razões mais que suficientes para que sejamos favoráveis à sua extinção.

Não é justificável que, em função das mudanças demográficas e de progressivas atualizações das tábuas de expectativa de vida, um trabalhador seja impossibilitado de ter conhecimento do quanto ele, ao final de sua vida produtiva, poderá contar em termos de aposentadoria. O seguro social deve ter normas claras e acessíveis ao trabalhador comum. A decisão de aposentar-se requer o conhecimento prévio de todas as regras do jogo. É, pois, imperioso dar condições e transparência para que os segurados
possam fazer a sua escolha.

Por esses motivos, decidimos seguir a mesma linha do Parecer da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, concluindo, portanto, pela aprovação do Projeto de Lei nº 3.299, de 2008.

Sala da Comissão, em de de 2008.

Deputado GERMANO BONOW
Relator

FONTE:SITE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

POST RELACIONADO:STJ proíbe que plano de saúde aumente mensalidade para idosos com mais de 60

236 ideias sobre “FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO – PROJETO DE LEI JÁ FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

  1. SÓ DEUS TEM O DIREITO DE JULGAR O TEMPO DE VIDA DE UMA
    PESSOA , ISSO É O CUMULO. A PESSOA TRABALHAR TODA SUA VIDA
    E NA HORA DE SE APOSENTAR AINDA REDUZEM O SALARIO QUE JA
    NAO É GRANDE COISA. PORQUE COM ESSA ESPECTATIVA DE SOBREVIDA TEM MUITAS PESSOAS APOSENTADAS DOENTES E PASANDO
    FOME, PRINCIPALMENTE AQUELAS QUE PRECISARAM TRABALHAR
    MUITO CEDO PARA SE SUSTENTAR.

  2. Quero louvar os senhores deputados que estão apoiando o fim do fator previcenciário e essa formula injusta de cálculo do benefício. Para quem não sabe essa fórmula mágica, acaba por destruir o valor de aposentadoria, e principalmente dos mais pobres, chegando a reduzir em mais de 50 % o valor que já é ridículo, bom em resumo, não deixa nem chance para o aposentado pagar um plano de saúde. Em outras palavras, é a decretação da miséria daqueles que já trabalharam muito e já pagaram muito para a previdência. Sr Lula, caso seja aprovado na câmara, seja homem e honre sua palavra e não vete.. Estamos todos de olhos bém abertos, o PT vai se arrepender e muito dessa lambança se fizer…

  3. Evaldo/ 14/ 10/2008 quero agradecer aos deputados que aprovaram essa lei que volta os direitos dos trabalhadores de aposentar integral e pedir que o presidente assine e que Deus o abençoe…..estamos muito esperanssoso…..

  4. Ja imaginou, uma mulher, ou menina, que começou a trabalhar com 14 anos, as vezes na roça, agora vai ter que se submeter a esse fator, porque simplesmente alguem acha que a expectativa de vida dela é x, mas como se ela acabou com a saude, no tempo, sol, comida fria,e isso não foi levado em consideração, na hora de fazer a tal expectativa de vida.

  5. Que Deus tenha misericórdia de nós!

    Porque o trabalhador, principalmente o da classe mais pobre é escolhido para pagar pelo erro de alguns? Eu vejo esse Fator Previdenciário como uma afronta e tremenda injustiça.Quanto a espectativa de vida será que se leva em conta jovens,adolecentes e crianças morrendo pelo exesso de violencia ,alheios aos olhos das autoridades,ou das pessoas que morrem ,ainda novas, nos corredores dos hospitais por conta de um sistema de saúde falido?
    Vivemos em um país onde um promotor de justiça se torna assassino e mesmo assim recebe SEM TRABALHAR a mísera quantia de R$ 18.000,00 mensais vitalicios.Se fôsse-mos comentar todos os casos de injustiça,quanto tempo gataríamos?Gostaria que se alguém souber me defina o que é JUSTIÇA.

  6. TAMBEM CONCORDO, JA TRABALHEI 30 ANOS E NAO POSSO DAR ENTRADA NA APOSENTADORIA POR CAUSA DESSE FATOR PREVIDENCIARIO. POIS O VALOR DA APOSENTADORIA CAI MUITO.

  7. Parabenizo os Srs. Deputados que aprovaram o fim do fator previdenciário. Só espero que se façam justiça: não prejudicando aos contribuintes que já pagaram 34 anos e que estajam quase completando os 35 anos de contribuição.
    Aponsentadoria por tempo de contribuição é uma vida trabalhando, consequentimente um direito conquistado.

  8. Parabens aos parlamentares q/ vem aprovando o PL. q/ acaba c/ o Fator Previdenciário. Só espero agora q/ não fique enroscado na Câmara dos Deputados, esperando o tempo passar. Senhores Deputados, o tempo não para, e, qto mais demora mais injustiça ocorre. Não basta já as injustiças cometidas até aqui, com n/os irmãos. Será q/ a partir de março de 2009, q/ completarei 53 anos de idade e já contribui 35 anos, fora o tempo q/ trabalhei qdo criança, aos nove anos, será q/ não serei mais um a fazer parte do time dos injustiçados? É mto dolorido ver meus irmãos aposentados e q/ tiveram abocanhado pela previdência uma grande parte dos vencimentos, os quais tem direito. TEr dó não é o suficiente, precisamos lutar, cobrar destes deputados que, daqui a dois anos estárão nas praças públicas. Vamos cobrar n/s direito legítimos meus irmãos. Eu duvido q/ haja algum governo q/ vai dizer que os cofres estão cheeeeio de dinheeeeiro. É óbvio q/ hoje o Lula c/ s/ base aliada não querem. Hoje estão na situação. É lógico q/ hoje eles dizem assim. “HHEEEEE!!!!!!! não temos recuuuursos, vai falir a previdência!!!!!!, a previdência vai quebrar, não queremos q/ no futuro tenha problemas!!!!!!!!!c/ nossos trabalhadores”. Só q/ no passado estes mesmo tinham um discurso bem diferente.

  9. É dureza conseguir 35 anos trabalhados em condições precárias e muitas vezes desciminadas de forma que merecem aposentar.
    Uma discordância muito grande é aplicar isso em quem já está adiantado no tempo, e que deixou de empenhar-se em outras atividades esperando a conclusão dos 35 anos.
    Se alguns podem aposentar com menos tempo, sem justificativas satisfatórias, porque a turma dos 35 anos não podem. Acho que as leis devem ser para todos.

  10. A revolta de todos é uma só: o Fator Previdênciário foi criado por um burocrata para fazer com que os trabalhadores, a beira da aposentadoria, também paguem pela corrupção e roubalheira que levaram a previdência a ficar como ficou. Neste país o juto paga pelo injusto.

  11. Parabens Deputados, esses sim, merecem ser bem votados, porque vcs estão ttrabalhando em prol do trabalhador, aquele que luoue está lutando para o enrrequecimento do brasil,por isso nada mas justo que a aposentaria seja aos 35 anos de contribuição integral

    Dr. José Augusto Marques Rodrigues
    Manaus,am

  12. Senhores Deputados, é com alegria que recebemos a aprovação do fim do fator previdenciário junto a comissão de Securidade Social, sabendo ainda que ocorrerá a vista de mais 2(duas) comissões para que o projeto de Lei vá a plenário. Nós que lutamos por mum Brasil melhor e somos responsáveis, temos a obrigação de lutar por aqueles que já deram sua contribuição para o crescimento deste País. Que Deus ilumine aqueles em cujas mãos esta a responsabilidade de fazer valer o direito daqueles que já trabalharam em prol deste nosso Brasil.
    Beatriz

  13. Parabenizo os nobres deputados por esta iniciativa e peço que o senado aprove rapidamente o fim do fator previdenciário .Trabalho a mais de 40 anos, com 35 anos de Contribuição e tenho direito a uma aposantoria digna e justa .

  14. Boa tarde

    Senhores ninguem consegue entender o porque da demora para banir este maldito fator previdenciario, o trabalhador trabalha por trinta e cinco anos contrbuindo 11% ao mês e depois aposenta com o seu salario abaixo da realidade.
    O trabalhador quando aposenta por tempo de contribuição já esta maltratado, primeiro poque a Previdencia não tem atendimento medico para os brasileiros se depender dele morre mesmo.Porque se atendimento da previdencia fosse bom não existiria esse volume de planos de saúde no mercado.
    Caros politicos vocês criam impostos, auemta o salario de vocês quando querem e que por sinal não é pouco, só se houve nos jornais o governo libera milhões para aquilo, so se fala em milhões e bilhões de investimentos.
    Enquanto isso os aposentados são lesados e passando por momentos dificeis. Porque vocês não fazem um pesquisa de expectativa de vida de pessoas que trabalha de sol a sol e no pesado e vamos ver se esta pobre trabalhador chega nesta idade e chegar praque, depois ele não tem condições nem de comprar medicamentos e acaba quase todos em asilo, ai eu pergunto é justo esta de expectativa de vida?
    Meu caro Lula você é PT, ajuda este povo que esta sendo maltratado por este maldito fator previdenciario, chega de injustiça, e´spero que ninguem de sua familia depende de ser atendido pelo INSS ou se aposentar com esta injustiças.

  15. Não consigo entender o porque de tamanha demora para banir este maldito fator previdenciario. O trabalhador,contribui por trinta e cinco anos comum percentual de 11% ao mês e depois aposenta com o seu salario abaixo da realidade.
    O trabalhador, após este periodo de trabalho,já esta maltratado,não tem respeito quando precisa do INSS, porém muitas empresas já usam convenios, os quais o trabalhador contribui também com uma parcela para não depender do INSS.
    Primeiro poque a Previdência não tem atendimento médico para os brasileiros se depender dele morre mesmo.Porque se atendimento da previdencia fosse bom não existiria esse volume de planos de saúde no mercado.
    Caros politicos vocês criam impostos, auemta o salario de vocês quando querem e que por sinal não é pouco, só se houve nos jornais o governo libera milhões para aquilo, so se fala em milhões e bilhões de investimentos.É um bandalheira com os recurso da união, não respeitando os direitos, não tendo os respectivos deveres de Hombridade de cidadãos.
    Enquanto isso os aposentados são lesados e surrupisdos nos seuesproventos.
    passando por momentos dificeis. Porque vocês não fazem um pesquisa de expectativa de vida de pessoas que trabalha de sol a sol e no pesado e vamos ver se esta pobre trabalhador chega nesta idade e chegar praque, depois ele não tem condições nem de comprar medicamentos e acaba quase todos em asilo, ai eu pergunto é justo esta de expectativa de vida?
    Meu caro Lula você é PT, ajuda este povo que esta sendo maltratado por este maldito fator previdenciario, chega de injustiça, espero que ninguem de sua familia depende de ser atendido pelo INSS.

  16. Bom dia:

    Desde os sete anos de idade que trabalho, no início na lavoura, depois com 12 anos no comércio e aos 14 anos como contino em uma empresa privada e trabalho até hoje e já tenho 37 anos de recolhimento completo para o inss, sei que na hora que for, requerer minha aposentadoria, virá no máximo de 2 a 3 salários mínimos, isso é um verdadeiro assalto e derespeito a quem trabalhou a vida inteira e contribuio sagradamente para previdencia social.

    Mas, pobre do trabalhor privado, trabalha a vida inteira e na hora de aposentar tem sua aposentadoria aviltada, só tiro duas conclusões:

    A primeira, a nossa aposentadora é aviltada para manter as aposentadorias dos aposentados do setor público, que tanto faz está na ativa os vencimentos de aposentadoria será os mesmos.

    A segunda, é a de manter as fraudes constantes ou manter a festança dos maus empresários que não recolhe o que é devido a previdencia.

    Assim, parabenizo o Senador Paim, pela inciativa justa, depois os bravos e equilibrados deputados da câmara Federal em está aprovando o projeto em definitivo, como medidada de inteira justiça, espero que seja logo, quanto ao veto do Presidente Lula, isso não ocorrerá, pois, ele veio do setor privado, o que seria uma atraição.

  17. Prezados Senhores e Senhoras,
    Este meu comentário, faço, para tentar sensibilizar aqueles que estão obstruindo o andamento do PL 3299/2008, que trata do fim do fator previdenciário, fator este que acharca aqueles cidadãos que trabalharam 35 anos, iniciando sua difícel carreira de trabalho, muitas vezes, pesado, cansativo, duro e com calos nas mãos. Com salários de sobrevivência e fome, mas nunca deixando de contribuir para previdência social. Quase nunca utilizando-a, para depois de anos trabalhados, ficarmos nas mãos e pensamentos de pessoas, que, podem e talvez queiram acabar com a dignidade do cidadão, pois, com o fator, o salário de benefício, que já é ruim, torna-se ainda menor, com este famigerado fator. Por favor, eu lhes peço encarecidamente, de joelhos, reflitam… Um Pai de família precisa alimentá-la, precisa morar, precisa vestir, precisa se divertir, enfim precisa viver e voces estão tirando tudo de nós, no final da nossa vida, apesar de sermos muito pequenos, perante V.Sas., intelectuais, temos voz e não podemos deixar de reinvindicar nossos direitos, mesmo que poucos.
    Para toda a Camara dos Deputados e Deputadas e o Presidente da República do Brasil, Sr. Lula, Aliás cargos que estão para nos representar, O Povo brasileiro.
    Obrigado,assina um cidadão que está prestes a solicitar sua aposentadoria por tempo de contribuição, e se depara com tal descalabro.

  18. fator redutor do inss deveria tem acabado a muito tempo, comecei a trabalhar com 15 anos jà estor com 50 anos não posso apocenta.porque o fator redutor reduzer om valor do benifisos estor contribuido com o teto maxos a 28 anos mais não posso da entra para a pocentadoria contribuim com o teto.jà fiz minha parte? com mesei muito cendo.gostaria que os deputados valorisacer quem trabalha?

  19. É um absurdo este fator previdenciario,pois no momento que vamos encaminhar nossa aposentadoria nem se quer é perguntado se temos alguma doença,então como é que fazem esta expectativa de vida e se a pessoa tem alguma doença sera que vai durar mais 30 anos depois dos 48 anos no caso das mulheres,ou sera que é para as pessoas morrerem sem poder se aposentar?

  20. Finalmente no Brasil alguém se preocupa em derrubar “esse fator previdenciario”, que foi criado para achatar a classe de aposentados que trabalharam para ter direito ao beneficio. Foi criado para sustentar muitos malandros que o governo teria obrigação de sustentar, pois é ele quem cria os monstros….vamos ver a legalidade desse fator…falam tanto em direitos…onde estão os dos aposentados… Obrigada aos Srs deputados que continuam lutando contra esse abuso….

  21. duvidas, sendo aprovado esta lei 3299/2008 e sancionada pelo presidente{o qual naõ vai}gostaria de saber qual outro procedimento para a devida aprovaçaõ da mesma,e se im trabalhador com 35 anos de contribuiçaõ e 53 anos de idade se aposenta agora com 100% do seu salario.pela suposta nova lei

    Resposta: Rubens, com o fim do fator, o valor da aposentadoria será proporcional a contribuição, posto o princípio contributivo. Só por curiosidade vc sabia que somente no Brasil existe este tal fator?? nos países onde tentaram impor algo semelhante a população se revoltou e impedindo tal prática, já no Brasil os burocratas mandam a desmandam e o povo não faz nada….Até quando???

  22. Observo a muito tempo q/ aqui no Brasil as coisas andam a toque de eleição. Já q/ as coisas funcionam assim, vamos demonstrarmos aos parlamentares o n/ anseio, que é hoje, a derrubada do Fator Previdenciario. Vamos cobrarmos deles, pois, eles acham q/ as coisas aqui estão indo muito bem. Aqueles q/ lerem este comentário, divulguem oque está acontecendo e conscientizem os pais, filhos, avos, colegas, parentes, vizinhos, etc… s/ este PL. q/ está tramitando nas comissões da Câmara dos Deputados. Afinal, VOCÊ está contente e satisfeito com a aposentadoria sua ou de seu pai, seus irmãos, tios, etc.etc..? Então!!!!!!! Vamos cobrarmos dos nossos legítimos representantes que lá os colocamos!!!!! Hoje eles direito de votar e vetar. Que este comentário seja levado a todos os trabalhadores. AGORA PRESTEM A ATENÇÃO MEUS AMIGOS. VIGIEM O MÁXIMO OS DEPUTADOS QUE VOCES COLOCARAM LÁ. PROCUREM SABER EM QUAL COMISSÃO SE ENCONTRA TRAMITANDO ESTE PROJETO E DESCUBRAM QUEM SÃO OS DEPUTADOS QUE ESTÃO ESTUDANDO A TANTO TEMPO MAS NÃO SE JUSTIFICA, POIS A NOSSA REIVINDICAÇÃO JÁ VEM A MUITO TEMPO. COMO Q/ A MPS ELES ESTUDA RAPIDINHO E VOTAM PARA SALVAR BANQUEIROS. MAS AINDA NÃO BASTA, MANDE E-MAILS, TELEFONEMAS, CARTAS, ETC.. A ELES COBRANDO A APROVAÇÃO. APÓS APROVADO NESTAS COMISSÕES, ELE VAI SER APRECIADO NO PLENÁRIO, AÍ MAIS UMA VEZ, ACOMPNHANDO PELA TV CAMARA, VEREMOS BEM DE PERTO QUEM SERÁ A FAVOR OU CONTRA. SE ELE FOR APROVADO ELE VAI P/ O LULA SANCIONAR OU VETAR. SE O LULA SANCIONAR O PROJETO VIRA LEI E VAMOS APLAUDIR O LULA E ELE JÁ VEM NADANDO DE BRAÇADA COM A POPULARIDADE, SE ELE VETAR, VOLTA PARA O CONGRESSO PARA MAIS UMA VEZ SER APRECIADO. SE FOR APROVADO O PRESIDENTE DO LEGISLATIVO PROMULGARÁ, SE ELE FOR REPROVADO, AÍ VAMOS CHUPAR O DEDO, DEPOIS DE TANTA LUTA, EMBORA VALE APENA LUTAR. MAS MUITO MELHOR QUANDO VENCEMOS, NÃO PODEMOS DORMIR DIANTE DO LEITE SE DERRAMANDO. MAIS UMA VEZ PRESTEM BEM ATENÇÃO: VAMOS VER QUEM ESTA DO NOSSO LADO PARA DAR O TROCO NAS URNAS EM 2010.

  23. Espero que o “fator Previdenciario” acabe realmente por que muitos trabalhadores estão deixando de se aposentar, por que depois de muitos anos de contribuição não conseguiriam sobreviver com um salario bem menor daquele que teriam direito.
    Parabéns ao senador Paulo Paim pela iniciativa desse Projeto e a todos os senadores por ter aprovado.
    Esperamos que o Presidente Lula não vete esse projeto.
    Estamos aguardando essa Lei para pedir novamente nossa aposentadoria por que depois de mais de trinta anos de contribuiçao, ao encaminha-la ficamos decepcionados pela reduçao da aposentadoria em praticamente metade.

  24. Parabenizo pela iniciativa do senador Paulo Paim, Este fator previdenciaria é uma injustiça para quem trabalha desde os 14 anos de idade. E espero tambem que não venham exigir de nós mais tempo de trabalho p; nos aposentar, pois tenho 29 anos e meio de trabalho, é uma vida, e agora ter que trabalhar por mais alguns anos seria uma injustiça com quem já contribuiu muito para o INSS e para o Brasil.
    Que Deus ilumine a cada um de vcs.

  25. Eu particulamente acho que o governo para fazer caixa não tem que tirar dinheiro só do pessoal regido pela clt,acredito quue isso abre brecha para uma ação judicial.pos só nós contribuinte do inss fomos penalizados pela forma arbitrária de reduzir salario do fator previdenciário,pergunto se é para fazer caixa porque todos os traballhadores não foram agraciados com essa forma,digo esta forma só foi feita para o povão,pois os senhores deputados,senadores que estão do nosso lado,juizes presidente da fepública,funcionários federais,como militar e etc tem o seu salario na aposenntadoria integral ,pergunto mais uma vez porque o nosso salario e tachado em 50% quando nós nos aposentamos´,o povo brasileiro posso dizer isso de cadeira esta mobilizado esperando quue a conciencias dos nosso deputados federais seja a mesma dos senadores,pois nos o povo o cololoca-mos lá pois achamos que sáo os melhores para para elevar o nosso pais ao topo e também fazer justiça com a classe trabalhadora,e me dirijo ao SR Presidente nos o colocamos por duas vezes no governo justamente para sua excelência fazer justiça e estamos esperançosos que isso vai acontacer,pois nos todos sabemos se a previdencia não tem caixa isto é culpa de alguem,dou um exemplo classico trabalho em uma empresa que tem um fundo de previdencia privada e esta sobrando dinheiro,porque esta sobrando,porque esta sendo adminisgtrado com competencia,e digo o Sr Presidente não tem culpa pois já pegou a previdencia do jeito que esta,mas não é preciso ser economista para se ver algum jeito,umas das maneira de melhorar a arrecadação e desvincular estes cidadões que nunca contribuiram passando este para a responsabilidade da União,tem outras maneiras não deixando este desfalques acontecerem,igual a este ultimo que se estima de 07 milhões,estava acontecendo a 15 ou 20 anos,vou parar por aqui para não fala M,jeito tem e estamos de olho.

  26. SR. RELEATOR DO ORÇAMENTO PARA 2009 , JÁ DISSE QUE SE DEPENDER DO GOVERNO OS APOSENTADOS NÃO VÃO TER ESSE PERU NA MESA DO NATAL, ISTO É , NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR AOS APOSENTADOS DANDO FIM AO FATOR PREVIDENCIARIO. INFELIZMENTE TIVE QUE DIZER EM E-MAIL DIRECIONADO PARA ELA E PARA A IDELI, LIDER DO PT NO SENADO , QUE NÃO TEM PORQUE AS GENITORAS DELES NÃO É APOSENTADO PELO INSS, POR ISSO NÃO TEM DINHEIRO, CASO CONTRARIO TERIA. ESSA SENADOR IDELI, CHEGOU A DIZER NO DIA 07/11/08, QUE ISSO SERIA UM DELIRIO, ACABAR COM O FATOR PREVIDENCIARIO. NO E-MAIL QUE MANDEI DISSE QUE ELA PRECISA ERA TER RESPEITO COM OS APOSENTADOS, POIS QUANDO ELES QUEREM AMENTAREM OS SALARIO DELES NAO EXISTE CRISE NENHUMA. TANHA PACIENCIA. É MUITO DESAFORO. NO ENTANTO ESTAMOS DE OLHO. AO MESMO TEMPO QUE PARABENIZO AOS SENHORE DIGNOS SENADORES E DEPUTADOS OS QUAIS ABRAÇARAM ESTAS CAUSA EM FAVOR DOS APOSENTADOS E QUE DEUS E NOSSA SENHORA OS ABENÇOEM. ASSIM SEJA

  27. Trabalho a 35 anos, não posso me aposentar, se assim o fizer vou ter que sair pelas ruas pedindo esmola, não me diga que quem ganha 1,5 salario viva nesse país de carestia.

  28. É UMA VERGONHA!
    COMO FICA ALGUEM Q TRABALHA DESDE OS 16, OU SEJA JA COM 49
    ANOS E 32 ANOS DE CONTRIBUIçAO?AI VEM O FATOR PREVIDENCIÁRIO,A “EXPECTATIVA DE VIDA”.ONDE ESTÃO AFINAL OS DIREITOS DESTA CIDADÃ, A QUAL TAMBÉM LHE FOI NEGADO PELOSMÉDICOS DO INSS O AUXÍLIO DOENçA, DE ALGUÉM QUE JA TEE DOIS ENFARTES,PARALIZIA FACIAL,TEM LABIRINTITE,PRESSÃO ALTA, COLASTEROL ALTO,PROBLEMAS E CIRCULACÃO,LER NOS ANTEBRAçOS,PROBLEMAS ALÉRGICOS E RESPIRATÓRIOS,VIRUS HIV( E CD4 ABAIXO DE 150)
    ESTA PESSOA AINDA TEM QUE SER SUBMETIDA AO FATOR PREVIDENCIÁRIOE A “ALTA EXPECTATIVA DE VIDA”
    QUE PAÍS DO PT DE LULA É ESTE?
    E QUANDO COMPARAMOS COM OS SERVIDORES PUBLICOS, OS JUIZES E ETC.É VERGONHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSO
    PRESIDENTE LUIZ INÁCIO.ONDE ESTÃO A HONRA E A DIGNIDADE?

  29. Nao entendo como o supremo deixa passar essa, pois na minha otica è inconstitucional, veja um exemplo bem simples que è de conhecimento de todos, qualquer pessoa vai a um Banco (Bradesco,Itau,HSBC,Brasil..etc.), diz a um gerente quero fazer uma PREVIDENCIA PRIVADA, para daqui a 30 anos receber r$ 3.000,00, quanto devo contribuir por mës, o gerente diz r$ 550,00 por mes,quando completar o tempo ficara recebendo o que contratou, a mesma coisa è o INSS, náo cabe em nenhum momento este fator de reducáo de premio e se for assim,entáo o INSS devolva a diferenca paga a maior durante os trinta anos ou mais que foi pago, assim se fara justica de verdade, por isso è que esse fator è inconstitucional.

  30. bom dia fico feliz em saber que tem alguem de bom senso neste pais, a onde quem sofre são os aposentados, com um salario de mugalhas depois de trabalhar tanto na vidas inteira agora com este fator previdenciario que é uma vergonha, não conseguem compra nem uma caixa de remedio, obrigado por mudar esta lei tem que ser logo vamos morrer da fome ou precisar de milgalhas de parfetes para sobreviver, comei a trabalhar ainda menina com 14 anos me acordava 4 horas da manhã e ia ao trabalho e hoje tenho 44 anos e sempre contribui com i inss tenho 30 anos de contribuição, e não posso me aposentar porque o salario é uma misseria por favor nos ajude olhem pelos nossos direitos pois trabalhamos muito e agora precisamos muito de voces me responda sera que com o fim do fator previdenciario vou poder me aposentar com dignidade é so isso que queremos desde ja abradeço

  31. Concordo plenamente com o Sr. Sebastião Moretti Filho. Estamos de olho nesses Deputados/Senadores/Comissões/Presidente, que são contra o fim do fator previdenciário. Assim como eu, existem milhões de brasileiros que precisou trabalhar aos 15 anos de idade para ajudar a família. Hoje com 54 anos de idade e 36 de contribuição p/ o INSS, simplesmente tenho que esperar os 60 anos, e ainda, receberia uma… não sei nem definir, tão revoltada estou.
    Parabenizo o senador Paulo Paim e os demais que estão lutando para aprovação desse Projeto. Se não conseguirmos vamos dá a resposta nas urnas de 2010.
    Rose Rodrigues -- 13/11/08

  32. Parabéns senhores e senhoras deputados, deputadas,senadores e senadoras que votam contra o fator previdenciário.Para os que ainda estão indecisos sugiro que conversem mais, estudem e analisem com os colegas mais antenados no assunto e que são a favor da retirada do fator previdenciário. O fator previdenciário é pior do que o confisco da poupança da era collorida.
    Lamentavelmente, a fórmula foi criada num insigth de uma doutora, num momento ligth e deu no que deu,ferrou muita gente.Deve existir outra forma de coibir as aposentadorias precoces, as fraudes, os desvios,etc.
    Aos técnicos, sugiro que façam as contas e incluam no orçamento de 2009 o pagamento das diferenças de quem foi lesado e o pagamento correto dos benefícios sem o tal fator.

  33. Não sei até onde vai essas aprovação, pois o trabalhador paga a vida inteira e quando acha que vai receber seu salário surge alguns irresponsáveis que são contra o fim fo tor previdenciario como exemplo Aloísio Mecadante que votei nele uma vez e me arrependi muito e vem na rede globo dizer que é contra, não foi os aposentados ou aqueles que estão aposentano que devem arcar com as irresponsabilidade de lideres para pagar rombos que nos não fizemos, pois Mercadante não precisa de aposentadoria está amofadado e hoje já não governa para os pobres e sim a favor de seu partido- como pode um projeto do proprio PT Paulo Paim que Deus levantou em prol dos aposentados, acho que outras aprovações será dificil, mais nossas perdas serão de até 50% , mas algem tem que carregar o piano nesse pais, onde prevalesse somente interesse proprios e não do trabalhador, acho que os bandidos são mais defendidos doque os trabalhadores nesse pais

  34. gostaria de lembrar aos deputados que estão contra ao aumento igual ao do salario minimo e fator previdenciario que os aposentados que são muitos marquem bem esses senadores nas proximas eleição.porque não abaixam os altos salarios deles

  35. A respeito da extinção do fator previdenciário, acho uma medida mais do que justa, principalmente se manterem a media longa, selecionando se 70% das melhores contribuições. Ontem eu
    pude presenciar em uma emissora de TV, alguns de nossos parlementares (PT) os quais eleitos pela população trabalhadora se esquivando e escondendo,com receio de dar entrevistas sobre o assunto.Tem que ficar com vergonha mesmo,pois, mais uma vez, o trabalhador esta sendo espoliado e roubado pelos seus proprios representantes, se É que eles o são. O mundo esta passando por uma séria crise,sim, dinheiro para salvar montadoras de veiculos e para salvar bancos da falencia tem, mas para proporcionar uma velhice digna para o trabalhador da iniciativa privada,não.Precisamos nos unir,temos que fazer alguma coisa.

  36. Estou ansiosamente esperando pelo fim do fator previdenciário, que é nada mais uma bocada no nossa aposentadoria.
    Espero que seje votado logo e que não fique na gaveta.
    Marcarei o nome dos que votarão contra, que serão muitos com certeza.

  37. Assim, parabenizo o Senador Paim, pela inciativa justa, depois os bravos deputados da câmara Federal em está aprovando o projeto em definitivo, como medida de inteira justiça, espero que seja logo, e que o Presidente Lula, assine logo, pois, ele veio do povo. Quanto ao voto da Senadora Rita Camata; acho valioso porque muitos segurados perdem o emprego aos 52 anos; e não tem condições de pagar como autonômo o valor anterior e então prejudicará a sua aposentadoria…

  38. Em primeiro lugar esses legisladores precisam livrar o INSS do custo de quem nunca contribuiu , como saõ as aposentadorias rurais , ou tipo beneficios sociais. O Tesouro que pague e deixe o INSS apenas administrando o seu recolhimento e seus pagamentos. Segundo e mais importante , vamos pressionar nossos deputados p/ aprovar o fim desse fator injusto que benificia quem faz doutorado e começa a trabalhar com 30 anos de idade , lógico que esses merecem porem não se pode massacrar quem começou contribuir aos 16 anos e vai ser triturado pelo famigerado Fator. O lógico e normal seria p/ homens a aposentadoria com 35 anos de contribuição , independente da idade e se fazendo a média das ultimas 80 contribuições.

  39. Sei que estou um pouco fora do contexto, mas gostaria que me informassem o seguinte:

    Empregado contratado por tempo determinado pelo Poder Legislativo Municipal e que se afasta por motivo de doença pelo INSS, qual o procedimento correto? O contrato deverá ser rescindido ou deve se aguardar a alta pelo INSS?

    grata,
    Mel

  40. Mel, não é muito a nossa praia, mas deve-se aguardar a alta pelo INSS, tomando sempre o cuidado para não violar a Lei que regula as contratações temporárias, que no momento não me recordo o número

  41. Não só eu mas milhoes de brasileiros na fila de aposentar apoiamos o fim desse fator que é injustissimo pricipalmente no caso de quem ja tem o tal direito adquirido, ferido quando de impoe esse redutor.Deve cair sim, se nao totalmente que fique apenas a partir da reforma para aqueles que estão iniciando a jornada, porque estariam preparados para pagar uma outra pensão talvez e tem tempo para isso, mas nos nao estavamos esperando isso, e sabiamos da aposentadoria ja precaria que seria, mas com o fator essa trou-se mais precaria ainda.

  42. Este fator previdenciário foi criado por algúem que com certeza não o utilizará para o cálculo da sua própria aposentadoria, é óbvio que foi criado para a grande massa popular, para as pessoas que começam cedo e que realmente trabalham e contribuem para sustentar esse sistema. Chega!a sociedade precisa discutir as coisas que lhes dizem respeito. Essa meia dúzia que decidem precisam párar de fazer e aprovar as leis na calada da noite. Posso apostar, que se não houvesse tantos desvios e corrupção com certeza haveria mais dinheiro para pagar ao aposentado o lhe é devido.Agora o que não pode é que quem teve menos oportunidade para estudar e que por força das circunstâncias teve que começar a trabalhar cedo ainda venha a ser o mais prejudicado com essas reformas.

  43. Vejam minha situação. Tenho um marido com 62 anos de idade e 35 anos de contribuição. Há 2 anos desempregado e não consegue trabalho devido à idade. Depois de contribuir 35 anos de INSS não pode se aposentar. Quem deveria arcar com as despesas dele? Eu, esposa, ou o Governo, para quem ele trabalhou? Lula, dê uma força! Respondam-me, por favor: estou desesperada…

  44. Primeiro, quero parabenizar o Senador Paulo Paim pela iniciativa e aos outros, pelo apoio.Tenho 35 anos de contribuição e há 4 anos estou desempregado e sem condições de pagar o INSS. Quero saber: 1. Se eu adoecer, tenho direito ao benefício do INSS? 2. Esse tempo de desemprego prejudica minha aposentadoria? 3. Posso mover ação para o Governo arcar com minhas despesas até eu completar 65 anos e poder me aposentar? 4. Que tal o Governo empregar os que estão na minha situação?

  45. Meu marido, em vida pagou INSS sobre 10 salários mínimos. Faleceu há 28 anos, hoje, eu com 82 anos de idade e muito doente, recebo pensão de um salário e meio. Uso muitos remédios e o que ganho, não paga nem a metade deles.A quem devo pedir ajuda? Já entrei com revisão e até hoje o INSS não respondeu. É “justo”? Onde foi parar a diferença? Por que o Governo faz de conta que nada sabe?

  46. Morena, o seu relato me tocou. A senhora retratou a pura verdade, o que salvou a minha mãe foi a previdência privada que meu pai fez antes de morrer, ou seja, antes mesmo dos burocratas inventarem este fator famigerado, meu pai já pensava no futuro, se não fosse isso minha mãe estaria na mesma situação que a senhora.

  47. Acabei de me aposentar após 30 anos de serviços. Minha média de contribuição foi de R$ 2.500,00 e recebo somente R$ 1.300,00. Uma das justificativas é porque ainda sou nova (com 46 anos). Agora uma pessoa que tenha 60 anos receberia os R$ 2.500,00. Alegam que isto é justo pois a pessoa é mais velha. Gente isto é um absurdo, se não vejamos:

    - Uma pessoa com 60 anos hoje, pode ter começado a trabalhar com 30 anos de idade, e neste caso, recebe integral.
    - Eu comecei a trabalhar com 14 anos, ou seja, enquanto muitos adolescentes estavam curtindo a vida, eu estava levantando às 3 horas da manhã para trabalhar em produção de fábrica num serviço muito pesado.
    - qual a lógica de considerarem que por eu ter 46 anos devo receber 53% da média, se na prática não existe empregos certos, com remunerações dignas para pessoas acima de 40 anos e principalmente sendo mulher.
    - Me aposentei e sou obrigada a ocupar o lugar de uma outra pessoa, pois não posso parar de trabalhar em função do valor da minha aposentadoria.
    - E outro aspecto ainda pior. Estou aposentada, sou obrigada a recolher um INSS, assim como a empresa que me emprega, sem poder utilizar mais.
    - Esta história de que a Previdência não tem dinheiro, é pura demagogia. O governo tem que parar de fazer polìtica social com o dinheiro das pessoas que efetivamente contribuem para isso.
    Tem cabimento pagar aposentadoria rural e auxílio aos idosos que nunca contribuiram, do mesmo fundo que se contribui para aposentadoria.
    Apoio as políticas sociais e o governo tem que ajudar estas pessoas realmente, agora tirar do nosso fundo, é um absurdo.

    Estou vendo pessoas que nunca contribuíram para a previdência com nenhum centavo, estão recebendo um salário mínimo. Estas pessoas fizeram muito mais vantagens do que nós e ainda tem alguns que acham graça desta situação. É para rir mesmo.

  48. O fator previdenciário foi criado por pessoas que com certeza nunca irão utiliza-lo para o cálculo de suas própria aposentadorias, foi criado para a grande massa popular de brasileiros que realmente trabalha,pessoas que geralmente tiveram menos oportunidade para estudar e que por força das circunstâncias tiveram que começar a trabalhar cedo e, desde cedo contribuem para sustentar esse sistema vergonhoso e injusto que é a previdencia. A sociedade brasileira precisa discutir as coisas que lhes dizem respeito. Essa meia dúzia de politicos que decidem precisam parar de fazer e aprovar leis na calada da noite, sem a preocupação real com o futuro de milhões de brasileiros. Se não houvesse tantos desvios de verbas publicas e corrupção, com certeza haveria mais dinheiro para pagar ao aposentado o lhe é devido em sua aposentadoria sem esse calculo injusto do fator previdencario. É um absurdo que o trabalhador que contribuiu regularmente durante anos ainda venha a ser o mais prejudicado com essas reformas da previdencia.

  49. Caros parlamentares demonstre ao povo brasileiro que vocês cometerá uma injustiça com quem trabalhou um terço de suas vidas contribuindo para o INSS, e agora este maldito F.P vem e toma o dinheiro dos aposentados.
    Pergunto é justo um parlamentar aposentar em pouco tempo com o que ganha e o trabalhador não merece uma aposentadoria com mais dignidade, agoara na velhice é que o trabalhador começa a aparecer doenças, isso fruto de seu suor de trinta e cinco anos de contribuição.
    Lula você já foi trabalhador sindicalista chegou a hora de você ajudar os trabalhadores deste Pais.

  50. PRESTEM BEM A TENÇÃO
    FIQUEM ATENTOS COM O PRESENTE DE GREGO QUE PODE VIR POR AÍ, COMM A INTENÇÃO DO GOVERNO CONCORDAR COM O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO.
    Já ouvi qualquer coisa a respeito do Governo admitir fim do fator previdenciário. Pergunto agora. Será que não vem aí nesta negociação com um presente de grego? ATENÇÃO NÃO SE ILUDAM POR ENQUANTO. Nos cometários que tenho lido em negociar com a implantação da idade mínima. Dependendo da forma que vem,que ainda não sabemos, ATENÇÃO HEIN!!!!, p/ aqueles q/ começaram mto cedo trabalhar, como eu, aos nove anos de idade, Vejam bem, dependendo da forma que isso vem, pode ser a troca de 6 por meia dúzia. Pelo menos a esta geração que vem se aposentaando, deveriam considerar a idade mínima p/ homem 53 anos e para mulher 48 anos, como é hoje. Implantaria então uma regra de transição. Sómente àqueles que estão ingressando no mercado de trabalho hoje, conhecendo a regra do jogo. Não mudando as regras meio do jogo, como ocorreu com esta geração, que começaram a contribuir a 35 anos atrás, e aplicando este fator. Ao Sr. Paulo Paim, o Sr. Senador tem feito mto até agora, mas espero q/ nesta negociação não venha propostas enganadoras, onde as coisas continuam como estão. Afinal estamos cançados de trabalhar e contribuir. Não podemos esperarmos chegar o final da vida para termos uma aposentadoria dígna. Não se esqueça que estaremos sempre ao teu lado. Mto obrigado.

  51. Eu quero parabenizar os senadores que fazem parte das vigílias quem tem ocorrido no senado, tenho acompanhado as discussões e concordado com muitas falas, concordo que devamos seguir na linha de acôrdos com o executivo, para gradativamente ajustar o salário dos aposentados. Mas sobre o fator, este crime previdenciário, este rouubo, assalto ou o que querem chamar, eu acho que deve ser estirpado da legislação sumáriamente, pois como lí acima em outro comentário, em outros países que tentaram colocar algo parecido, o povo se houve contra e não conseguiram, porém aqui no Brasil, algum “espertinho” de plantão que certamente hoje deve estar arrependido do que fez, estamos as voltas com este problema, que é de todos os cidadãos, pois todos que contribuem irão um dia se aposentar também. Eu sugiro que ataquem outras questões mais relevantes contra a previdência, como por exemplo duplos benefícios, ou benefícios indevidos, ou dinheiros da previdencia destinados a causas nobres mas que não poder ser tiradas das contribuições. Enfim agradeço a atenção de quem ler este comentário e peço. não vamos desistir, obrigado a todos e Senadores aliados não desistam, estamos com vocês. Abraços, Almir Asssunção

  52. o fator redutor e um a salto a o tempo de contribuição para o trabalhodor com 35 anos de contribuição jà pagou sua parte depedendo da idade se tem trinta e cinco anos de contribuição jà feiz sua parte, não e justo tem fator redutor nem idade,tem que acaba. ofator redutor.

  53. Gostaria de fazer a seguinte pergunta: tenho 30 anos de contribuição e 45 de idade. Seria melhor esperar até quando para pedir aposentadoria ? Isso na expectativa da aprovação do fim do fator previdênciário.

  54. vamos acabar com esse fator redutor, comecei com 15anos a trabalhar,ja fiz minha parte, nao e justo isso, comecei cedo tenho direito de parar cedo sem diminuir meu salario se for asim do que adiantou? desculpe e obrigado volmar bastos 3 dezembro 2008

  55. O fator previdenciário, que pune os cidadãos que começam
    a trabalhar cedo, assim como eu, que aos 12 anos “tirei” minha carteira de trabalho, foi uma forma inescrupulosa e covarde que o governo armou para cobrir as mazelas e corrupções, que por décadas assolam nosso país. Somando péssimas administrações, com cifras astronômicas escorrendo pelo ralo, através de rombos dos mais diversos, restou aos governantes a saída habitual, que conhecemos na história desde sempre, ao qual o povo deve sempre acabar pagando a conta.E vem aí o velho discurso de que se a lei que elimina o fator previdenciário for aprovada, a Previdência quebra pois não tem como arcar com os custos. Ora, porque não se aplica a aposentadoria “in memorian” logo de uma vez….
    Parabéns Paim pela tentativa, mas acho que sofreremos a falta bem antes de entrarmos na área.

  56. E dai senhores deputados voces vão dar uma mão para as pessoas que querem se aposentar ou vão esperar pelo ano da eleição para votar a favor do projeto lei 3299 do senador Paulo paim?

  57. Fica extremamente fácil e indolor para os que decidem(?)pelo veto do fim da expectativa de vida para fins de cálculo de aposentadoria. pode comprovar que quase a totalidade possuem mais do que 01 aposentadoria e várias regalias custeadas por esta penalisaçao vinda direta do trabalhador. Vejam nosso chefe maior quanto percebe por aposentadorias egressas e não transparentes. Quem pode afiançar o tempo certo de vida é o CHEFE de tudo, DEUS!

  58. Lamentavel que para isso o INSS alega nao ter recursos, mas para comprar aviao novo, instituir um ministerio novo, a cupula viajar o mundo as custas do orçamento, roubalheira, lavagem, sonegação e muuito mais que v emos todos os dias nos jornais isso pode ? Dar aumento a parlamentares retroativos, bonus, ajuda de custo, etc isso tem grana ?
    Acontece que no brasilde tudo que se arrecad, 80% é roubado, sobegado, disvirtuados…
    Garanto que se acabar só com a roubalheira e sonegação sobre muita grana….mas muita mesmo…

  59. a paritr deste exato momento estarei fundamentando de acordo com as leis que regem este pais, uma associação dos cidadões que um dia ( ?)pretende se aposentar, ela consiste em uma só regra , NÃO VOTARMOS EM NENHUM POLITICO DE NORTE A SUL DESTE PAIS QUE QUE VOTAR CONTRA A A EMENDA DO SENADOR pAIM, QUE TRATA O FATOR PREVIDENCIARIO , VAMOS ANGARIAR SOCIOS EM UNIVERSIDADES, FABRICAS, ESCOLAS, BANCOS , NO COMERCIO EM TODOS OS LUGARES POSSIVEIS E IMAGINAVEIS, JA DERRUBAMOS O fERNANDO hENRIQUE, VAMOS DERRUBAR TODOS QUE TRABALHAM CONTRA OS TRABALHADORES DESTE PAIS. SDS.

  60. Concordo com o Sr jorge baldim,se o fator previdenciário não passar temos que nos unir nós trabalhadores de norte a sul deste País e dar-mos uma resposta nas urnas nas proximas eleições,pois saberemos quem votou contra a tranquilidade que tanto esperamos a de ter uma aposentadoria díguina

  61. GOSTARIA MUITISSIMO DE SABER SE OS AUTORES E OS QUE APROVARAM ESTE ACEFALO E NEFASTO GOLPE CHAMADO FATOR PREVIDENCIARIO CONSEGUEM DORMIR OU OLHAR NOS OLHOS DESTES APOSENTADOS CONFISCADOS.
    O QUE ELES FALAM E ENSINAM SEUS FILHOS,
    SEUS AMIGOS, SEUS COLEGAS, AS SUAS ESPOSAS;.
    O QUE ELES PENSAM SOBRE CONTRATOS, PROMESSAS E LEIS.
    NÃO EXISTE E JAMAIS HAVERA UMA DESCULPA PARA O ROMPIMENTO DE
    UM CONTRATO COMO ESTE.
    ESTOU ESPERANDO E COM MUITA ESPERANÇA QUE A EXEMPLO DO SENADO, DO SENADOR PAIM, DA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL,
    DOS DEPUTADOS JOFRAM FREAJET E GERMANO BONOW, DE TODOS
    OS DEPUTADOS DESTA COMISSÃO … QUE A COMISSÃO DE FINANÇAS
    E TRIBUTAÇÃO E EM SEGUIDA A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E TODOS OS DEPUTADOS FEDERAIS JUNTAMENTE COM NOSSO
    EXMO. PRESIDENTE SR. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA PONHAM
    UM FIM NESTA ATROCIDADE E EM OUTRAS.
    GOSTARIA SÓ E SOMENTE OS MEUS DIREITOS AO MEU MERECIDO BENEFICIO CONFORME AS MINHAS CONTRIBUIÇÕES E CONFORME
    O CONTRATO ORIGINAL CUJO INICIO FOI EM 01.11.1970.

    CONCORDEI E CONCORDO COM A PRORROGAÇÃO PARA TRINTA E CINCO
    ANOS, MAS REPROVO E REPUDIO TODAS AS DEMAIS ALTERAÇÕES
    IMPOSTAS PELA PREVIDENCIA SOCIAL QUE FORAM INJUSTAS REDUZIBDO MEU BENEFICIO PARA UM TERÇO DO COMBINADO E ACORDADO.

    ATENCIOSAMENTE

    VALMOR BOOS

  62. este fator previdenciário é uma afronta aos rabalhadores que
    começaram a trabalhar cedo-gostaria de saber quem o criou e
    se consegue dormir em paz -- é claro que não se aposentou pe
    lo inss -- o governo deveria punir com rigor as Georginas da
    vida que saquearam a instituição -- fiscalizar as empresas que sonegam -- os nossos impostos pagam as aposentadorias pri
    vilegiadas estaduais e federais -- o governo tem dinheiro pa
    ra injetar em bancos falidos -- mas nao tem para pagar os apo
    sentados que tanto lutaram por este Paìs -Sr. Presidente Lula não vete o projeto que coloca o fim neste famigerado
    fator previdenciário -- o Sr. mais que ninguém sabe de suas
    origens de família pobre e sofrida -- vamos tentar juntos
    com toda nação tentar salvar a previdência sem sacrificar
    os aposentados que contribuíram por toda uma vida
    Sr. Presidente,eu sempre acreditei e lhe dei meu voto

  63. Gostaria que os burocratas me explicassem o seguinte: uma pessoa começa a contribuir com 12 anos de idade e outra no mesmo período, só que esta tem 25 anos de idade. Após 35 anos de contribuição para ambos, eles têm tudo igual, mas quem começou a contribuir com 25 anos tem agora 60 e o outro tem 47. O fator daquele que começou com 25 anos é em torno de 90% e do outro 56% (foi o que aconteceu comigo). O que muda, se ambos pagaram as mesmas contribuições ? Apenas quem começou contribuir antes tem seus direitos antes também. Espero que os Deputados “tenham peito” para votarem realmente o fim desse roubo em nossos bolsos. Ou será que não terão ?

  64. Como pode o IBGE generalizar a espectativa de vida do cidadão brasileiro? Será que um bancário por exemplo vive mais que um político,um pastor de igreja evangélica, um padre? Com 53 anos de idade, jamais vi um político, pastor, padre, apresentador de televisão, morrer antes de 80 anos; ao passo que bancário, caminhoneiro, caldeireiro raramente passam dos 55.

  65. EU ACREDITO QUE TODO TRABALHADOR BRASILEIRO DEVERIAM IR PARA nAS RUAS PARA LEMBRA O SR. PRESIDENTE QUE QUEM IMPLANTOU O FATOR PREVIDENCIARIO FOI fernando henrique cardoso , intelectual pomposo exilado na frança, que quando fez essa lei mostrou um gra nde derespeito pela nação brasileira porque nos não somos preguiçosos e vagabundos , termos referido para os nossos trabalhadores e aposentados, devemos ir para ruas porque o trabalhador de hoje logicamente sera o aposentado de amanhã, ODINHEIRO DA PREVIDENCIA DEVERIAM FICAR NA PREVIDENCIA PARA MANTER SEU RETORNO SOCIAL, O TRABALHADOR BRASILEIRO NÃO PODEM E NÃO DEVEM TER UMA VIDA DESGRAÇADA, E DESCARTAVEL COMO PESAM OS POLITICOS , QUE RETIRAM SUAS GARANTIA DE PROSPERIDADE CRIANDO LEIS COMO O FATOR PREVIDENCIARIO ,E QUEM DEVERIA FAZER JUSTIÇA, PARA NOSSA AGUSTIA E TRISTEZA , FICAM FASCINADO PELO PODER E PELA MORDOMIA DO DINHEIRO EM ABUNDANCIA E SE ESQUECEM PORQUE QUE FORAM ELEITO , PORQUE A PARTIR DE ENTÃO NÃO SÃO MAIS REPRESENTANTE DO POVO E SIM DE UM A CAUSA PROPRIA. PRESIDENTE LULA E OCOMPANHEIRO DR. CHINAGLIA DEVERIAM SER OS PRIMEIROS ASSIM QUE ENTRAM Á DESTRUIR ESSE MALIGNO FATOR FATOR PREVIDENCIARIO, SE NÃO HOUVESSE RECURSOS DEVERIAM CRIAR UM SE TORNAM TÃO SPER EM ARRECADAÇÃO MAIS UM SÓ PARA UMA CAUSA SOCIAL ,EXISTEM UM NUNERO MUITO GRANDE DE APOSENTADOS TRABALHANDO EU SOU UM DELES QUE DEIX TODO MES 240.00 EVOU PARA MAIS UM EMPREGO CERTAMENTE MAIS 200… PARA O BURACO NEGRO DE NOSSOS REPRESENTANTE , VAMOS PARA AS RUAS GRITAR NOSSOS DIREIT 2010 ESTÁ AI GENTE …….

  66. Uma pessoa que contribuiu por mais de trinta e cinco anos, inclusive em area insalubres, que já pelo proprio nome esta definida como redutora da espectativa de vida do individuo,
    Aí é pego a espectativa de vida media da população, é no minimo incoerente,
    Ainda deste beneficio reduzido, é cobrado inposto de renda.
    E o beneficiario que continua trabalhando tem em seus vencimentos desconto para a previdencia
    21/01/2009

  67. quem inventou o fator previdenciario foi quem nos chamou de vagabundos o sr; fernando aposentado henrique apoentado cardoso aposentado (PSDB) que este mesmo partido ajude a corrigir o maior erro da historia da previdencia social mas vagabundos nossos nao somos não talves seja quem o disse ou não???

  68. bom dia a todos só gostaria de saber quando vão mesmo por o fim nesse sequestro do dinheiro do aposentado e das pensionista com o fator previdenciario; sera que tem tambem essa redução aos deputados e senadores, aos juizes do tribunal isso tenho certeza não tem vamos mudar gente agora ou nunca olhe bem para os politicos que são contra nos aposentados e coloquem um basta na vida politicas deles e de seus familiares

  69. Pretendo aposentar este ano 2009. Aí deixo a minha pergunta:
    Uma vez pleiteado o beneficio e concedida, sendo aprovado o fim do fator previdenciário, este também se beneficiará ou fica no prejuízo?

  70. PRESADOS SENHORES , AGRADECEMOS A LIBERAÇAO DESSE ESPAÇO PARA QUE POSSAMOS APRESENTAR NOSSO PENSAMENTO E TAMBEM OS REPUDIOS, A PESSOA QUE TEVE A IDEIA DE CRIAR ESTA LEI QUE DESDE 1990 , VEM ABOCANHANDO DE TODOS OS APOSENTADOS DO BRASIL, CERCA DE MAIS DE 30 MILHOES DE REAIS. ESSA LEI E UMA IDEIA NEOLIBERALISTA, COM INTENÇAO DE PROMOVER UM ARROXO CONTRA A PREVIDENCIA E CONSEQUENTEMENTE, CONTRA OS APOSENTADOS. ESTA MALDITA LEI FOI CRIADA PELO SR FHC QUANDO NA EPOCA ROTULOU OS APOSENTADOS DE VAGABUNDO, COM SEUS IDEAIS NEOLIBERAIS QUE DEFENDE COM PRIORIDADE A CLASSE DOS BANQUEIROS E INVESTIDORES QUE CONSTITUI O MERCADO DOS MILIONARIOS. O PROJETO DO SENADOR PAULO PAIM ,E UMA INICIATIVA QUE DESMISTIFICA O NEOLIBERALISMO , POIS A PREVIDENCIA NAO E UMA CASA DE CARIDADE, ONDE OS POLITICOS SE HOSPENDAM, ENQUANTO ESTAO NO PODER (,SIM SE ELES CHEGARAM AONDE ESTAO FOI , ATRAVEZ DO VOTO DO POVO E GRANDE PARTE ELEITORES APOSENTADOS ). MINHA GENTE , OS RECURSOS DA PREVIDENCIA SAO VERBAS SAGRADAS E NAO UM QUEIJO ABANDONADO ONDE QUALQUER RATO PODE CHEGAR E DAR UMA MORDIDA , ESSAS MAZELAS TEM QUE ACABAR, PORTANTO EU ACHO QUE O PROJETO DO SENADOR PAULO PAIM TEM QUE ENTRAR EM VIGOR AINDA ESTE ANO POIS SERIA UMA FORMA DO PESIDENTE LULA CONQUISTAR AINDA MAIS O POVO , ELEGENDO ASSIM O SEU CANDIDATO A SUCESSAO.

  71. CONTRARIANDO AS INFORMAÇOES DE ALGUNS PARLAMENTARES , DE QUE NAO EXISTE VERBA PARA ATENDER O PROJEO DO SENADOR PAULO PAIM , SEGUE ABAIXO A RECEITA E AS DESPEZAS DA PREVIDENCIA EM 2007 = A PREVIDENCIA ARRECADOU EM 2007 , CERCA DE 331.684,00 MILHOES DE REAIS ,E PAGOU AOS APOSENTADOS E PENCIONISTAS , CERCA DE 262.460,00 MILHOES DE REAIS , PORTANTO HOUVE UM SUPERAVIT DE MAIS DE 69.000,00 MILHOES DE REAIS , AGORA EU PERGUNTO ==EXISTE OU NAO RECURSOS PARA ATENDER O PROJETO DO SENADOR PAULO PAIM, SENDO ASSIM O PRESIDENTE LULA DE ACORDO COM SUAS PROPRIAS DECLARAÇOES , A UM REPORTER NO PRGRAMA CAFE COM O PRESIDENTE , ELE DISSE QUE NAO TERA OBJEÇAO EM APROVAR O PROJETO DO SENADOR PAULO PAIM , MESMO PORQUE E UM DIREITO DO APOSENTADO E UMA OPORTUNIDADE , PARA ELE, ELEGER EM 2010, O SEU SUCESSOR, POIS SOMENTE OS APOSENTADOS DO BRASIL, HOJE SOMAM MAIS DE 20 MILHOES E TODOS ELES TEM O SEU TITULO DE ELEITOR. PORTANTO EU NAO CREIO QUE O NOSSO PRESIDENTE IRA DEIXAR ESCAPAR ESSA OPOTUNIDADE, PARA CORRER O RISCO DE CAIR NAS MAOS DOS TUCANOS NOVAMENTE O PODER , POIS ELES ESTAO QUERENDO A QUALQUER PREÇO , DAR UMA RASTEIRA EM V.EXCIA,( FICA ESPERTO PRESIDENTE ), CONTAMOS COM SEU APOIO, PARA QUE POSSAMOS APOIA-LO EM 2010

  72. MEUS CAROS COLEGAS APOSENTADOS , APENAS PARA ESCLARECER AQUILO QUE OS PARLAMENTARES NAO FAZ MINIMA QUESTAM QUE O POVO TOME CONHECIMENTO = SABE QUANTO GANHA UM PARLAMETAR HOJE NO BRASIL , ENTAO SE PREPARE === SALARIO E DE 12.847,20 MIL MAIS VERBA DE GABINETE DE 50.815,62 MIL , MAIS AUXILIO MARADIA DE 3.000,00 REAIS MAIS VERBA INDENIZATORIA DE 15.000,00 REAIS MAIS TRANSPORTE AEREO DE 16.513,15 REAIS MAIS CARTAO CORPORATIVO PARA COMBUSTIVEIS E OUTRENS , COM LIMITE DE 30.000,00 REAIS , PERFAZENDO UM TOTAL DE MAIS DE 132.OOO,00 REAIS . MINHA GENTE TUDO ISSO FOI CONQUISTADO PELO PARLAMENTARES ATRAVEZ DO VOTO DO POVO. MESMO ASSIM EXISTE PARLAMENTAR QUE DECLARA ABERTAMENTE QUE ESTE PROJETO DO SENADOR PAULO PAIM E IMPOSSIVEL APROVAR POR FALTA DE RECURSOS , ISTO E UMA VERGONHA , COMO DIZ O BORIS CAZOY .

  73. 1. On 5 -Fevereiro- 2009 at 9:55 pm Elvia Said:
    Prezado Deputado Paulo Paim
    Leio muito e sei do seu interêsse em proteger o trabalhador honesto e que últimamente está sendo prejudicado na hora de aposentar,no meu caso aposentei recentemente por tempo de serviço e estou indignada com os cálculos da previdência no que diz respeito ao fator previdenciário que achatou exageradamente meu salário,isto é um absurdo a pessoa trabalhar a vida inteira honestamente, e na hora de usufruir do seu direito entra esse fator previdenciario e detona todas chances do cidadão,só estou relatando tudo isso como protesto pela minha indgnação a estas leis que criam para nos prejudicar,sei que tem várias pessoas na mesma situação,mais como acredito no empenho do sr.Deputado em acabar com esta injustiça contra o cidadão brasileiro.
    Na certeza de que o senhor irá lutar e tentar mudar este quadro de decepção nacional,me despeço desejando sucesso nesta batalha, que se Deus quizer não será em vão.
    Um grande abraço e sucesso.
    Elvia

  74. Senhores deputados, voces vão dar uma mão para as pessoas que querem se aposentar ou vão esperar pelo ano da eleição para votar a favor do projeto lei 3299/2008 do senador Paulo paim?

    Fernando Sá Brito de Freitas

  75. Gostaria de saber quem aposentou em 2006 e se for extinto o fator previdenciário, vai ser corregido automaticamente o valor da aposentadoria, haja visto que perdi muito nas aplicação do fator, pois seria muito justo fazer as correçoes das aposentadorias deste intervalo de 1999 à 2009 caso fosse aprovado a extinção ainda neste ano.

  76. Quando assinei o meu contrato de trabalho com a codesa eu fui avisado que eu trabalharia em área insalubre e assim foi, quando completou os 25 anos fui e o inns me informou que o sociologo e seus comandados tinham mudado a lei não consequi; A técnica me informou que ao chegar os 30 anos eu iria consequir quando completou eu fui de novo e não consequi retornei dia 10 de dezembro de 2008 com mais de 33 anos de insalubridade convertido daria mais de 40 anos, o técnico me informou que já dava porém o maudito fator previdenciário me pegava eu só ficaria recebendo menos de 50% do teto, fiquei indignado e não aceitei revolta subiu a minha mente pois eu estava sendo injustamenate roubado pela intituição previdenciária do Brasil penso que por culpa dos urubus corruptos que reina nesse pais de engravatados e desonestos rogo a Deus que ilumine a mente dos senadores do bem e dos deputados que esta defendendo essa bandeira e agradeço de todo meu coração,Robson

  77. Gostaria de saber quando vai acabar essa vergonha, chamada fator previdenciário criado pelo sociólogo? Tenho 58 anos e 9 meses de idade. E 37 e 9 meses de contribuição para o inss, e não posso me aposentar porquê vou perder dinheiro. Só vou ter direito ao teto da previdência com 60 anos se chegar lá, porque a espectavia de sobre é uma média, não todo mundo que vai viver 72 anos, principalmente os trabalhores que mísero salário mínmo que a média de sobre vida não passa de 57 anos. Ou seja vai moorer antes de se aposentar. E quem vai me devolver os 5 anos a mais que que contribui? Ou não seria melhor receber melhor receber de volta todo dinheiro que já paguei ao inss durante quase 38 anos, corridos?

  78. DEVEMOS TOMAR CUIDADO. É MUITO IMPORTANTE ACABAR COM O FATOR PREVIDENCIÁRIO, MAS O GOVERNO JÁ SINALIZA SE REALMENTE ACABAREM COM O FATOR PREVIDENCIARIO ELE VAI AUMENTAR O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO EM 7 ANOS OU ATRELAR O LIMITE DE 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO COM 42 ANOS DE IDADE. É MELHOR FICAR COMO ESTAR DO QUE AUMENTAR O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E COLOCAR LIMITE DE IDADE DE 42 ANOS. IMAGINEM QUE ESTÁ COM 34 ANOS E 11 MESES, FALTANDO UM MES PARA SE APOSENTAR. COM ESTA NOVA MEDIDA DO GOVERNO EM FACE DA DERUBADA O FATOR PREVIDENCIARIO, O TRABALHADOR TERÁ QUE TRABALHAR MAIS 7 ANOS …..IMAGINE SÓ…

  79. Eu sempre votei no PT desde quando este passou a existir, por ser um partido como um ideal quase que utópico, e com uma proposta de varrer deste pais todo hipocresia que sempre imperou. Favorecendo assim a classe operária e o proletariado, esse discurso me conquistou. Agora porém muito me entristesse em ver que nosso presidente, sendo ele quem é, se fechando em seu ostracismo diante do quadro apresentado acima, lamento muito. ele era minha última esperança de ver em vida um país de verdade.

  80. Queria agradecer ao Senador Paulo Paim pela iniciativa de restaurar aos aposentados brasileiros, o que essa vergonha que é o fator previdenciário tirou de tantos aposentados. É de governantes assim que precisamos! E ainda vem o presidente dizer que vai vetar o projeto por falta de recursos. Como pra aumentar oos SALÁRIOS GORDOS dos parlamentares tem de sobra?

  81. Espero que votem a anulaçao do fator previdenciario o mais rapido possivel, um ex. minha esposa teve media de 1130,00 com 30 anos de contribuiçao e veio somente 640,00, pra onde vai o resto, q expectativa q vai ter se hj estamos aqui, e quem vai dizer o qto viveremos, espero q LULA, veja isso e os parlamentares, pensem q começamos com 14 anos a trabalhar e nao como os politicos com 50 ou mais com um mandato se aposentam com milhoes, reveja e peço a deus q nos ilumines vcs ai.

  82. Espero que a Câmara dê urgência a matéria. Precisamos ter decisões coerentes neste país. Uma pessoa que começou a trabalhar cedo cujas regras davam direito a se aposentar com 35 anos de cotribuição, não tem que esperar mais tempo. Já cumpriu a sua parte. Como milhões de brasileiros, como já aprovado pelo Senado e em andamento na Câmara Federal, já com posição favorável de uma Comissão, aguardo a aprovação final e sanção presidencial.

  83. Concordo com vc Oswaldo Nunes Faria, esses patifes do congresso vivem fazendo leis para prejudicar o trabalhador, vejam só a maioria deles numca pegou numa uma enxada, igual aquele da Bahia, um vagabundo, pilantra, e nós temos que bancar todos esses vagabundo do congresso!!

  84. Parabéns ilustres deputados pela coragem e comprometimento com os anseios da população.
    É triste ter que me sujeitar a pagar uma previdência obrigatória e depois ver todo o meu anos de dedicação e esforço corroídos pela pela inflação e por uma lei injusta que é a do fator previdênciário. Se eu tivesse contribuído para uma previdência privada desde de quando comecei a trabalhar, teria hoje um rendimento muito,mas muito maior do que essa esmola. Vamos acabar com essa vergonha!!

  85. Acredito que se o fator previdenciario fosse realmente justo, atingiria todas as classes , até os políticos ,porque somente os trabalhadores é que entraram nessa , a verdade é que eles (os governantes ) já se acostumaram a ter uma classe para explorar e escolheram aquela que não pode se defender ,que não tem poder de fogo , que só serve mesmo para trabalhar e enriquecer os donos do poder , e , a corja dos banqueiros, veja só se eles mexem com os figurões .

  86. Vejo que muitas pessoas estão sendo ludibriadas mais uma vez por nossos políticos de plantão. Fico horrorizado com a esperança desse povo, aguardando melhorias nas aposentadorias pelo INSS. As melhorias são impossíveis, já que muito dinheiro é desviado. Considerem o que digo, os políticos estão vindo a público defender a situação maravilhora do cancelamento puro e simples do fator previdênciário, mas o que irá acontecer realmente é a aposentadoria apenas aos 55 e 60 anos. No final, a situação ficará pior do que é hoje e o povo sairá pensando que saiu ganhando. Depois das negociações “políticas”, a única lei a ser aprovada exigirá cumulativamente o tempo de serviço e a idade e o trabalhador perderá a opção de aposentar-se com idade menor, mesmo com benefício menor. Parece mesmo que o povo não tem memória e nem desconfiometro.

  87. Será que os políticos fizeram lavagem cerebral, e esqueceram que estão lá para defender os interesses do povo ? Quando é pra votar em aumento de seus salários que são absurdos, votam rapidinho, e aprovam ainda mais rápido.
    O que estão fazendo com a população???
    Estamos de olho, quem for contra não terá meu voto.

  88. senador o que queremos e que o presidente acorde e sansione
    essa lei rapido pois o tempo passa e nos que estamos esperando para requerer o beneficio estamos anciosos pois ja contribuimos para obter o beneficio pedimos mais agilidade
    muito obrigado por ter lembrado dos trabalhadores derrubando esse fator absurdo

  89. Prezados srs,

    Sou favorável ao fim do fator previdenciário, porém o que deve-se ter cuidado é em não prejudicar aqueles que começaram a contribuir muito cedo, já pensando em se aposentar mais cedo. Não se pode determinar simplesmente uma idade mínima para aposentadoria, sem levar em conta o tempo de contribuição, seria uma injustiça.

    O que precisa ser feito é aumentar em seis meses, além dos 35 anos de contribuição, para cada ano que falta para contemplar os 35. Por exemplo, se falta 3 anos para completar 35 anos de contribuição, então será aumentado em 18 meses a idade para aposentadoria. Entao teria 36 anos e meio de contribuição.

    Nao sejam injustos com quem começou a contribuir muito cedo.

  90. Srs, Parlamentares, Sejam justo analisem com coerência o clamor do povo brasileiro, é o brasil de ponta a ponta, pedindo para que seja aprovado esta lei na íntegra,será que a câmanra federal e o presidente Lula não vê isso?
    Gente, vamos agilisar isto, façam o que o povo quer, o seja justiça, não é justo o trabalhador contribuir por 35 anos de trabalho, e na hora que for se aposentar,,,ter o valor da aposentadoria achatado em média 45% menos do que é de direito, ou seja média integral sem o tal fator.
    Eu sou um destes, já me aposentei com 35 anos de contribuição completos, e perdi este percetual.
    Sou a favor, que se esta lei não for aprovada na íntegra , o povo brasileiro, coloquem estes parlamentares que votarem não, em uma lista na internet, para que o povo grave bem o nome deles, para que nunca mais eles sejam reeleitos para políticos, pois fica provado que eles não tem competência,para desirnir o certo do errado, e por isto não tem condições de nos representar, em coisa alguma…
    Quanto a historia de quebar a previdência se a lei for aprovada,,,acredito que para isto é que eles estão lá,,,para encontrar soluções…
    Recursos desde que bem admistrados com certeza, não faltará.

  91. É MUITO VERGONHOSO UM BRASILEIRO TRABALHAR 35 ANOS ,CONTRIBUIR COM A PREVIDÊNCIA SOCIAL ,DURANTE TODO ESSE TEMPO ,E QUANDO APOSENTA TER UM SALÁRIO .NO MEU CASO TENHO QUE CONTINUAR TRABALHANDO , POIS CASO CONTRARIO POSSO MORRER DE FOME POIS O ATUAL SISTEMA DE APOSENTADORIA É BRUTALE DESUMANO,PREVILEGIANDO ÚNICO E TÃO SÓMENTE OS POLITICOS QUE ALEM DE JÁ TEREM UMA VIDA ABASTADA FINACEIRAMENTE ,POR CONTA DAS SUAS DECISÕES INTERRESEIRAS NAS CALADAS DA NOITE , ENGORDANDO OS SEUS SALÁRIOS E OUTROS BENEFICIOS QUE ELES MESMOS APROVAM….É UMA ABERRAÇÃO…E NÓS FICAMOS AI CHUPANDO OS DEDOS …É HORA DE UMA DECISÃO DIGNA ,UMA CORREÇÃO NAS APOSENTADORIAS PARA QUEM JÁ APOSENTOU …SRS. POLITICOS ,PRESIDENTE AS PRÓXIMAS ELEICÕES ESTÃO AI…NÃO ESQUECEREMOS…DAQUELES QUE FIZEREM ALGO EM PROL DOS APOSENTADOS….E TAMBEM DAQUELES QUE NÃO FIZEREM NADA….ESTAREMOS ATENTOS …DAREMOS O TROCO…

  92. Os trabalhadores do Brasil, espera pelos nossos representantes,a sessibilidade no tocante ao fim do fator previdenciário.Sou aposentado e trabalho. Continuo contribuindo.Presisamos que os senhores com a ilumunação de Deus,venha eliminar de vez esse fator previdenciário.nossa classe está sofrendo.

  93. A Previdência nunca quebrou e nem vai quebrar, aqui, no nosso queridinho Brasil. Muitos previdenciários, sim, quebraram, quando os “sabidos”de Brasília inventaram o tal Fator Previdenciário, que tirou sangue de quem não tinha. Ainda bem que esta praga previdenciária está com os dias contados, no entanto, o que virá a seguir? A previdência Privada caminha a passos largos. Os maiores bancos e seguradoras do mundo estão ionvestindo pesado no nosso Basilzinho, e isto é muito significativo: este povo não dá “ponto sem nó”. Será que não estamos caminhando, discretamente, para a “chilização” da nossa previdência? Se isto é bom ou ruim, eu não sei; o que sei é que deveria ter mais transparência nesse assunto, pois que afeta de forma direta e irreversível nossa população idosa (aposentáveis e aposentados), que merecem pelo menos um pouquinho mais de respeito pelos “grandes lá de cima”. Queira Deus, mesmo, que a nossa previdência faça o dever de casa bem feito, já que está com a faca e o queijo na mão para tal. Que o Dr. Pimentel, que já é aposentado, e bem aposentado do nosso BB, nas suas meditações sobre o assunto, lembre-se que não estamos no mesmo seu barco (ou será iate?), e como bom cearense, pense, pelo menos, em proporcionar boas jangadas para enfrentarmos as fortes ondas da velhice, quando nos aposentarmos.

    Que Deus abençoe e ilumine a todos quantos estão envolvidos neste grande projeto de transformação de nossa previdência!

  94. Por que o presidente disse que vai vetar essa medida sendo que eu ouví dizer que o mesmo se aposenta novamente assim que terminar o seu mandato. Então me digam que democracia é essa que só vale para poucos. O presidente precisa rever os seus conceitos e canalizar todo esse desvio de verbas que os congressistas fazem para que não tenha mais defícit na previdência e nem em nenhum outro ministério do país.

  95. Já ouço falar na candidatura da Dilma Russef para presidente. Ouço também do sr. presidente Lula muitas besteiras inclusive para apoiá-la e também a de vetar o projeto de lei 3299, infelizmente é mais uma delas. Rezo para que reflita antes de fazê-lo, afinal o trabalho honesto deve ser recompensado ou somente quem é corrupto tem valor neste país? Muito em breve seremos a maior força neste país e poderemos eleger aqueles que hoje nos apoiam.

  96. Ninguém tem ideia da tamanha decepção que sofri no dia 02 de março passado, quando fui a um posto do INSS para fazer uma simulação da minha aposentadoria por tempo de contribuição. O valor da aposentadoria simplesmente caiu pela metade. Não me aposentei, claro. Como eu poderia aos 55 anos passar a viver com a metade do salário? Se o custo de vida geral também diminuísse 50%, haveria assim uma justificativa. Pelo amor de Deus senhores deputados, continuem lutando para acabar de vez com esse marginal chamado FATOR PREVIDENCIÁRIO. Foi muita desolação.

  97. Um amigo meu, havia me falado sobre o Projeto do término do fator Previdênciário,mas a notícia era tão boa para mim que eu não acreditei, mas hoje com muito atrazo,é claro, fiquei emocionada, pois no final do ano passado quando fui a agência da previdência fazer a simulação da minha aposentadoria, fiquei decepcionada, não pude conter as lágrimas, meus planos de aposentadoria aos 48 anos acabaram. Desde meus 18 anos contribuo para a previdência,mas na verdade trabalho desde meus 12 anos de idade. Fiz várias vezes a simulação na internet. Custei a me convencer de que estava certa aquela redução no salário. Sinto-me cansada, mas isso não me dá o direito de aposentadoria por incapacidade, pois mesmo depois de fazer cirurgia em ruptura no tendão do supra espinhoso, os médicos da previdência consideraram-me em condições para o trabalho. Então só me resta esperar que acabem com esse fator previdênciário, ou ir me aguentando até os 53 anos. Precisamos ser otimista e acreditar em todos aqueles que estão do lado do povo trabalhador. Que a justiça seja feita com os que começaram a trabalhar precocemente. Obrigado!

  98. Existe também o tal FATOR PREVIDENCIÁRIO para Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senadores e Presidente da República ?.
    Pelo AMOR DE DEUS Senhores Deputados Federais tentem pelo menos aprovar o PL 3299/2008 da mesma forma como já foi aprovado no Senado.
    Se o Presidente Lula quiser vetar, que vete, mas deixe os brasileiros pelo menos sonhar.
    Parece que voces Deputados não pensam no cidadão.
    Faço uma pergunta:
    Quanto custa para o Brasil e pessoal que está em Brasília ?
    Já imaginaram quanto CUSTA O CONGRESSO NACIONAL para nós brasileirinhos?
    Já imaginou quanto vai custar para os brasileirinhos a campanha da Dra. Dilma Russef para Presidente ?
    Agamenon F. Albuquerque

  99. Venho acompanhando quase diariamente,a definiçao do projeto de Lei 3299/08 do Senador PAIM,em que submete ao Congresso, a aprovaçao para a extinçao desse injusto e famigerado fator previdênciário.Sou Bancário,tenho 35,7 nos de contribuição e 54,7 anos de idade,e infelizmente sem poupança de previdencia complementar.já extrapolei o tempo de contribuição, entretanto, acaso venha me aposentar agora terei um reduçao aproximadamente de 40% do meu salário da ativa. Acredito que deva ter milhões de casos similres ao meu.Por isso, estou preocupadíssimo com a situção e só me resta a rogando a Deus para iluminar aos congressistas a votarem favorávelmente a provação e ao presidente LULA para sancionar a lei, pois, se assim o fizerem estão promovendo JUSTIÇA com os aposentados do nosso país que muito já contrubuiram para o crescimento econômico do nosso querido BRASIL.Qunto ao déficite da previdência,sugiro aos órgãos competentes do governo maior rigor na fiscalização e cobrançao das empresas sonegadoras, e que não sejamos nós aposentados os culpados.
    Lira Neto
    Bancário
    preste a aposentar
    Teresina (PI).

  100. Sera que a Camara dos Deputados não tenha a sensibilidade de votar contra este Fator Previdenciário, inventado por Fernando Henrique Cardoso e continuado pelo atual Presidente, que na sua campanha política prometeu acabar com este Tal Fator. Senhores Deputados: O Senado Federaljá fez sua parte, resta a Camara Federal fazer o mesmo.
    Esperemos que os Deputados sensibilize e vote, acabando com este fator que está acabando conosco, que contribuimos por longo tempo com um enorme sacrifício, tirando do nosso sustento para no fim da nossa vida pelo menos poder viver.
    As eleções se aproxima, vamos passar a saber qual Deputado foi a favor ou contra os aposentados e pensionistas. Nas eleições daremos o trôco.

  101. dejeso saber se acontecer a modificação do fator previdenciario com a aprovação do projeto de lei de Palo Paim, os aposentados atuais terao alguma modificação em seus vencimentos,, ou seja, quem ja está aposentado terá algum beneficio direto com esta modificação.

    por favor tire minha duvida

    grato

  102. Contribuo a 33 anos para a Previdência Social (INSS) e pelo visto vai ser difícil ou impraticável essa tal de aposentadoria. Só qostaria de entender porque sou obrigado a contribuir -- sou assalariado -- se não vou usufruir de nada ou quase nada. E só os grandões( o “O”…e os “OS”… e também esses que passam por lá e nada fazem a não ser nos roubar e outros tantos que nem vale a pena enumerar). É decepcionante os Governos e os Podres Poderes que temos e tivemos.

  103. Será se este projeto Lei vai ser aprovado?
    temos todo o direito de receber nossa aposentadoria integral, por tanto tempo de trabalho.

  104. INFELIZMENTE VEMOS PROJETO IR E VIR E NEHUMA SOLUÇÃO APARECER. ENQUANTO ISSO, NOSSA APOSENTADORIA ROUBADA PARA SOCORRER AO FMI.
    SENHOR PRESIDENTE LULA E SENHORES DEPUTADOS GOVERNISTAS.
    INFELIZMENTE VOCÊS SERÃO LEMBRADOS POR ISSO, DA MESMA FORMA QUE FERNANDO HENRIQUE O SEU GOVERNO NEO LIBERAL QUE IMPLEMENTOU ESTE FAMIGERADO FATOR PREVIDENCIÁRIO PARA AUMENTAR NOSSA MISÉRIA.

  105. É cruel, é desumano, o descaso e o joguete com todos nós aposentados, homens , mulheres, cidadãos íntegros que passou toda sua vida trabalhando e contribuindo com o INSS e que no momento mais delicado de suas vidas se dão conta de que não podem exercer plenamente sua cidadania, já que se encontram endividados e esmagados por um sistema que não tem a menor consciencia , nem a menor sensibilidade para entender o sofrimento, o grito silencioso de quem já não tem a quem recorrer para que haja justiça. SENHORES POLITICOS antes das eleições façam alguma coisa em favor de todos nós, de promessas já estamos cheios.

  106. Gente vamos a luta, necessitamos de ter nossos sálario real, Se não consigirmos agora com o nosso satissimo presidete no poder, não teremos mais esperança de nada, é só deitar e esperar a morte chegar. Lula Lulinha tem piedade, dê um pouco de dignidade aos aposentados e pencionistas que tanto trabalhou por esse pais, lembre-se não tinhamos COMPUTADOR essa hera de aposentados o serviço era todo manual. Põe a mão na consiencias.

  107. Estou chegando próximo a me aposentar, assim como milhares de brasileiros. Parece-me que querem aumentar para mais anos a contribuição. Como fica, chega-se próximo a aposentaria, querem que se contribua mais anos? Quanto mais próximo se chega, mais distante afastam a aposentadoria dos trabalhadores, direito adquirido. Parece o verdadeiro conto da bruxa. Mostra o ninho das balas e quando se chega perto para encostar, ela puxa o tapete. Só no Brasil, para acontecerem tais barbaridades. Estamos numa verdadeira contradiçao, para o trabalho, somos considerados velhos depois dos 40 anos, ninguém quer nos contratar e para a previdência, somos considerados muito jovens, pois ela não nos quer aposentar. “Sou pelo fim do fator previdenciário, mas defendo 35 anos de contribuição, independente da idade, pois uns começam mais cedo a trabalhar e não tiveram a chance de estudarem, foram eternamente condenados ao trabalho, que nos últimos anos mais parece escravidão. Sobre a correção: Quem se aposentar com 1, 2, 3, 4 ou mais salários mínimos respeitando um teto, sobre o mesmo não possuo idéia formada, o reajuste será em cima do salário mínimo. Ou seja, quem se aposenta com 4 salários mínimos, hoje receberia 4 x R$ 465,00 ou seja, R$ 1.860,00, só para ilustrar. Senhores congressistas, espero que não cometam novamente injustiças, estamos atentos pois quem cria a riqueza do país é o trabalho do trabalhador, tão colocado a margem e pisoteado. FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO JÁ, O QUE ESTÃO ESPERANDO, AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE ESTA BARBARIDADE, ESTA ROUBALHEIRA. ALGUMA COISA BAIXA DE VALOR NESTE PAÍS? SOMENTE OS DIREITOS DOS CIDADÃOS, POIS OS DEVERES SOMENTE AUMENTAM A CADA DIA. Günter Rockenbach / 18.04.2009.

  108. Só um adendo ao comentário anterior, número 111: Sou pelo fim do fator previdenciário e defendo a aposentadoria aos 35 anos de contribuição para homens, independente de idade e 30 anos de contribuição para mulheres, independente de idade, pelo mesmo motivo relatado acima. Günter Rockenbach / 19.04.2009.

  109. Qual é a duvida Senhor Deputado Pepe Vargas, ACABE COM ESTA ROBALHEIRA que é o fator previdenciario, para fazer a media do trabalhado se as 36 ultimas contribuições é um meio de contribuintes fraldarem o sistema é só mudar para as 80% das maiores contribuições, e quanto tempo os Senhores Deputados vão levar para acabar com esta novela esta ficando feio o BRASIL esta vendo e os eleitores não estão gostando deste ritimo então bom trabalho.

  110. QUANTO AO FATOR 85 e 95, sendo fator 85 mulheres e 95 homens, pergunto se é justo, visto que a aposentadoria do homem por idade hoje é 65 anos e mulher 60 anos, diferença de 5 anos e no novo fator que esta sendo criado é 85 e 95, veja que a diferença é de 10 anos e não de 5 anos. Será que a partir desta nova lei o homem vai viver mais do que antes ou é uma formula de arrecadar mais dinheiro dos futuros aposentandos, digo aposentandos em razão de ter de contribuir mais tempo e não respeitando a diferença de 5 anos de homem para mulher, vejam que com este artificio o homem vai contribuir 5 anos há mais pra ajudar na desonestidade e na falta de bom senso que nossos politicos contribuem em desfavoreis daqueles que colocam eles no poder pra nos representarem durante um mandato ou varios mandantos.

  111. Gostaria de saber quando acabará esta votação para extinção do fator previdenciário. Já contribui com 30 anos de INSS e tenho 50 anos de idade e quando for me aposentar não conseguirei atingir nem 50% do salário da ativa. Precisa urgente ser definido para que muitas pessoas não sejam tão sacrificadas com estão hoje.

  112. Estou aposentado desde setembro de 2007 mesma epoca que fiquei sem emprego, o valor da minha aposentadoria foi reduzida a praticamente 40% do que realmente eu teria direito, mas com o famigerado fator previdenciario tive esta redução em meus vencimentos.
    Como todo brasileiro que trabalhou durante 35 anos contribuindo com a previdencia sinto-me roubado.
    Dou os parabens ao senador Paulo Paim e mais alguns senadores que realmente honram os seus mandatos e lutam pela reforma da previdencia com a queda deste tal fator previdenciario, onde tecnicos se arvoram do direito de serem DEUS e estipulam qual o tempo de vida de cada cidadão somente para poderem reduzir o beneficio que cada um teria direito.

  113. Senhores,
    acredito que, se aprovada a lei que extinguirá o malsinado fator previdenciário, tal benefício não será extensivo para os que já se encontram aposentados, salvo se a lei tiver previsão expressa nesse sentido. Assim penso, porque estender para todos consubstanciaria num déficit na Previdência, e o Congresso não vai contrariar o governo a esse ponto. Evidentemente que os prejudicados alegarão violação ao princípio constitucional da ISONOMIA e postularão em juízo que lhes seja pago o benefício com base na média dos 36 últimos salários de contribuição. E como haverá repercussão geral, a controvérsia deverá ser decidida pelo STF, e é aí onde mora o perigo, porque a decisão será muito mais POLÍTICA que jurídica. Tradicionalmente, como ocorreu recentemente (2008) na decisão do STF (Rec.Extr. 597.389) que não aplicou retroativamente o percentual de 100% do benefício “pensão por morte” para os pensionistas que o são desde antes de 1995, quando a lei 9.032/95 determinou que a pensão fosse calculada com base no valor integral das 36 últimas contribuições. Até 1991, o pensionista recebia somente 50% do benefício. Com a lei 8213/1991, esse percentual subiu para 80%, e a partir da lei 9032/95, passou para 100% das 36 últimas contribuições. Apesar da flagrante ofensa a isonomia, o Supremo assim não entendeu, prejudicando milhões de pensionistas. Esse julgado teve por fim evitar prejuízo ao INSS. E dessa forma deverá ocorrer se for extinto o fator previdenciários, isto é, somente os que ainda não se aposentaram serão agraciados, os demais terão de esperar anos por uma decisão ou até uma Súmula Vinculante do STF resolvendo definitivamente a matéria. Abraço.

  114. ACHO LOUVÁVEL ATITUDE DOS DEPUTADOS QUE APROVARAM ESTA LEI, POI NO MÍNIMO ELES REFLETIRAM SOBRE O PLANO DE APOSENTADORIAS DELES.
    ACREDITO QUE TEMOS QUE COMEÇAR A VALORIZAR UM POUCO AQUELES QUE POR 35 ANOS LUTARAM PELA SOBREVIVÊNCIA E AJUDARAM ESTE PAIS.
    PRECISAMOS PARAR DE PENSAR QUE O PROBLMEA DA PREVIDÊNCIA SÃO OS APOSENTADOS.

  115. Senhores Deputados Federais:
    O que os senhores estão esperando para que encontre razão para acabar com o tal “Fator Previdenciário?”
    Será que os Senhores são tão insensíveis assim para não entender o que sofreu o velho pai que, para cumprir com seu dever ao INSS teve que diminuir ou tirar do próprio sustento da sua família para pagar o valor exigido pelo INSS?
    Será que em suas famílias não existe ninguém aposentado ou pensionista que estão sofrendo com esta diferença de valor pago pelo INSS?
    Será que os Senhores Deputados não pensa que junto aqueles que os elegeu não tem nenhum aposentado que coniou o seu voto na sua eleição?
    Deputados: As eleições estão se aproximando. Somos pobres mas não somos bôbos aponto de não entender quais os Deputados estão tirando injustamente o direito que nos cabe. Pense nisso!

  116. Senhores Deputados Federais:
    As eleições se aproxima. Nois aposentados e pensionistas estamos de olhos nos Deputados que , não votando no fim do “Fator” estão contra nóis.
    As eleições se aproxima. O que os Senhores acham ? Será que nois aposentados e Pensionistas vamos continuar votando em quém , de qualquer forma querem, em vêz de acabar com o “fator”, querem acabar com os nossos direitos adquerido por Lei? Pense nisso!

  117. Eu sou um dos aposentados que sofri para pagar o valor exigido pelo INSS. Paguei para ter um salario no valor da época de oit (08) salários mínimos.
    E com espanto, ao receber, tive a triste surpreza de receber menos que quatro (04) salários mínino. Ahí eu pergunto? Para onde foram os valores que o INSS exigiu que eu pagasse para receber oito salários?
    Agora vém os Senhores Deputados querendo de qualquer forma nos enganar, querendo justificar. Justificar de que jeito? Estão sim, tomando na marra os nossos direitos adquiridos por Lei. Tudo bém, as Eleições vem ahí. Pense nisso!

  118. É triste na hora que agente mais preciza de apoio, não encontrar aqueles que tem tudo para nos defenderem, sendo que sòmente eles estão com o poder para isso
    O que nos resta, é relacionar nomesm por nomes daqueles Deputados que estão nos traindo.
    As eleções vem ahí, e vamos pagar com a mesma moéda, já que não temos forças para nos defender, vamos usar da força que temos “O voto”. E ahí Senhores Deputados! Os senhores vão sentir na pele o que é que estamos passando no momento que tanto precizamos de quem possa defender os nossos direitos.
    Não estamos implorando de ninguém uma coiza impossível de se fazer, e sim de quem possa ser chamado de ser humano.

  119. e lamentavel que um presidente que veio da classe trabalhadora disse que passou ate fome ameaçe vetar essa lei se for aprovada isso e lamentavel , isso e um direito, nao uma esmola

  120. o brasileiro gosta de ser burro,e eu tb me incluo pois sempre votei nesse demagogo do lula,esse mentiroso queria o poder e conseguiu,pobre que fica rico esquece a sua propria origem! fora lula,fora PT.vamos ficar mais atentos, e 2010 vem ai!

  121. Senhores Deputados e Senhores Senadores; a expectativa dos trabalhadores brasileiros no que tange ao fim do fator previdenciário é imensa. Já estou com 53 anos de idade e 37 anos de muitas lutas no trabalho. Achei por bem não entrar com pedido de aposentadoria ainda com a finalidade de aguardar o resultado final da PL 3299/08. Os trabalhadores brasileiros, assim como eu, está vivendo essa expectativa. estamos crendo piamente que vocês estarão fazendo a parte de vocês; e cremos também que o nosso querido Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, vai dar também a sua parcela contribuição para os trabalhadores, sancionando a PL 3299/08. Que o Deus todo poderoso esteja abençoando ricamente a vida todos vocês e respectivos familiares.

  122. SIMPLESMENTE, NÃO HÁ MAIS PALAVRAS P/PROTESTAR. NO MEU CASO, COMECEI A TRABALHAR COM 13 ANOS, HOJE ESTOU COM 48 ANOS, EM MARÇO/2010 IREI COMPLETAR 33 ANOS DE CONTRIBUIÇÕES RECOLHIDAS AO INSS, CONSIDERANDO QUE SOU MULHER. VOU CONTRIBUIR 3 ANOS A MAIS DO QUE DEVERIA, PARA NÃO MORRER DE FOME. O QUE SEI É QUE NÃO VOU VIVER O TANTO DE ANOS QUE JÁ CONTRIBUI. AINDA NÃO PERDI A ESPERANÇA DE ME APOSENTAR SEM ESTE FATOR PREVIDENCIÁRIO. QUEM SABE ATÉ MARÇO/2010, ESTE PROJETO JÁ TENHA SE TRANSFORMADO EM LEI. RECADO AOS POLÍTICOS: TODOS VOCES TEM O PODER DE LIDERAR, CONDUZIR UM PAÍS, DEPENDENDO DO QUE FIZEREM OU DEIXAREM DE FAZER PARA O SEU POVO, NÃO SERÁ AQUI QUE RECEBERÃO AS RECOMPENSAS. AQUELES QUE SE PREOCUPAM APENAS CONSIGO MESMOS, JUNTANDO TANTOS VALORES, TENDO TANTAS VANTAGENS A BASE DA MISÉRIA DO POBRE, PARA ONDE FOREM UM DIA, JAMAIS OCUPARÃO LUGARES, COMO CASTELOS, OU PRIVILÉGIOS QUE O DINHEIRO É CAPAZ DE COMPRAR APENAS AQUI. NÃO LEVARAM NADA DAQUILO QUE JUNTAREM, ENTÃO JÁ QUE É ASSIM, PORQUE NÃO APROVEITAREM A OPORTUNIDADE QUE O POVO DEU, PARA QUE TODOS NÓS TENHAMOS UMA VELHICE DIGNA. UMA APOSENTADORIA INTEGRAL E NÃO PELA METADE.

  123. Eu me aposentei no ano de 2004 com a idade de 65 anos, ganhando apenas 3,4 salário mínimo, sendo que paguei sobre aquela tabela do INSS. Paguei sobre oito e comecei a receber sobre 3,4.
    Se o INSS não tivesse reduzido o meu salário, mesmo depoius de aposentar com apenas menos da metade do que eu tinha direito, hôje estaria recebendo CR$1.581,00.
    Agora vem os Senhores Deputados querendo nos enganar, dizendo que não estamos perdendo com a vigência do Fator Previdenciário. Como assim? Pois se não hovesse este infeliz fator eu teria me aposentado ganhando o equivalente á oito salário mínimo. Pois afinal de contas eu paguei para isso.
    Gostaria que os Senhores Deputados que se diz nossos representantes no Congresso Nacional, colocasse a mão na conciência e acabasse com este injusto fator que estão acabando com todos aposentados e pensionistas.
    Lembro muito bém quando O Presidente Lula quando candidato pela primeira vez, ele prometia em todos seus comicios acabar com este Fator, infelizmente ele chegou a Presidencia mas esqueceu do que havia prometido em todas as suas campanhas.
    O Senado Federal cumpriu a sua parte, resta agora os Deputados cumprírem a sua.
    Vamos aguardar! Pois as eleições se aproxima, e caso não acabar com este Fator, nóis aposentados pagaremos com a mesma moéda. Espere pra ver!

  124. As Eleições estão se aproximando, vamos esperar pra ver se Lula pretende fazer sucessor ou não. Se ele pretender vai ter que cumprir aquilo que prometeu. Caso não cumpra estamos pronto pra votar contra o seu Sucessor, seja êle quem fôr. Pois promessa é divida. Ou ele não sabe disso?
    Parece que o Presidente Lula está sofrendo de “Aminézia” mas nois temos grandes motivos pra nunca esquecer.
    Se o Candidato a sua Sucessão fosse Paulo Pain, ganharia com certeza, pois ele sabe fazer Justiça com os aposentados que sofreram para pagar as suas mensalidades exigidas pelo próprio INSS.
    Pense nisso!

  125. Espero que os deputados, senadores e presidente faço jus aos votos e que lembrem-se dos trabalhadores brasileiros na hora que eles mais precisam é na aposentadoria.

  126. Creio que se os deputados e senadores estão pensando na aposentadoria deles com esse projeto… ele será aprovado com certeza… pois quantos deles precisam de apenas um mandato para aumentar suas próprias aposentadorias…. como todos nós sabemos só é aprovado se houver interesse dos próprios deputados… e nesse há e muuuiiiito….. Ainda bem que pelo menos com essa atitude outros tantos serão beneficiados justamente….

  127. o pior de tudo é que o golpe do governo através do INSS para tirar os advogados da jogada dando essa “oportunidade” para que as pessoas peçam seu benefício diretamente ao INSS é furadíssimo pois fazem o querem e calculam como querem os benefícios dos coitados que caem no conto do vigário!!!

  128. Acho que o governo não se preocupa em nosso problema pois para vender nosso petroleo para china pelo prazo de 10 anos foi um bom negócio, pois acho que com pequena parte deste dinheiro poderiam fazer funcionar esta parte da previdencia,nos pagando o que nós temos direito, pois o presidente não pode esquecer que ele se elegeu com a maioria dos votos dos aposentados , nos prometendo muita coisa e olhem só o que aconteceu, ele está nos tirando tudo que nós conquistamos em uma vida de trabalho

  129. Gostaria de saber pq os deputados se aposentam com 8 anos de mandatos e nos q contribuimos por 35 anos com a previdencia não conseguimos aposentar com os nosso salarios de contribuição, nosso pais é uma vergonha, a maioria dos nossos politicos só faz Leis em beneficio proprio, pq não voltamos a antiga q quem queria ser vereador tinha q trabalhar em pro da população de sua cidade sem receber numerarios, pq o governo não institui uma Lei q se alguma pessoa quiser ser politico teria q ter carteira assinada e ganharia da sua propria empresa o salário, sem ter q o país pagar por seus serviços e assim para todos os politicos, se tiver carteira assinada poderia ser politico, a empresa pagaria o seu salario e descontaria nos impostos quando do recolhimento, agindo assim duvido q alguém queria ser politoc no nosso país, hoje politicos virou emprego e não representante da sociedade que paga e muito pelos nossos impostos e não temos saúde, escolas, estradas, e nem vergonha num pais em que se produz tudo que é necessário para a sobrevivencia do ser Humano. voms tomar vergonha na cara politicos do nosso Brasil.

  130. AOS EXELENTISSIMOS DEPUTADOS E SENADORES FEDERAIS;SOU BRASILEIRO,SEXO MASCULINO,SOU ALFABETIZADO,SOU PORTADORES DOS SEGUINTES DOCUMENTOS PESSOIS,REGISTRO DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO,CERTIFICADO MILITAR, CARTEIRA PROFISSIONAL DE TRABALHO,TITULO DE ELEITOR,CNH PROFISSIONAL,CARTEIRA DO CREA.SOU PESSOA FISICA E NÃO JURIDICA.SOU EMPREGADO E A MINHA CONTRIBUIÇÃO É REFERENTE AO TETO SALARIAL MAXIMO DO INSS.
    NO MEU CONTRATO DE TRABALHO,NÃO EXISTE OPÇÕES DE ESCOLHA PARA QUE EU POSSA CONTRIBUIR PARA UMA DETERMINADA APOSENTADORIA FUTURA AO INSS.
    PORTANTO, FAÇAM PROJETOS DE LEIS QUE POSSAMOS ESCOLHER PARA ASSIM CONTRIBUIRMOS PARA NOSSA APOSENTADORIA FUTURA AO INSS.
    ESTOU ESTUDANDO ESTE PROJETO DE LEI 3299 DE 2008 DO DEPUTADO PEPE VARGAS.
    SOU CONTRA AS REGRAS QUE ELE PROPOS A LEI 3299.
    PORQUE MESMO ACABANDO COM O FATOR PREVIDENCIARIO NÃO VOU RECEBER O TETO SALARIAL MAXIMO DO INSS QUANDO EU FOR ME APOSENTAR.

  131. PEPE VARGAS ACABA COM ESTE FATOR PREVIDENCIARIO.
    CRIA DUAS LEIS PARA SE APOSENTAR.
    UMA POR TEMPO DE 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO DE TRABALHO SENDO PARA HOMENS E MULHERES.
    UMA POR TEMPO DE IDADE MEDIA DE SOBREVIDA ESTIPULADA PELO IBGE.

  132. ESTOU COM 45 ANOS DE IDADE E COMPLETEI 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO AO INSS. SE O INSS ME PAGAR 35 ANOS DE APOSENTADORIA SENDO 100 POR CENTO DO TETO SALARIAL MAXIMO DO INSS AO QUE JA CONTRIBUI;
    OLHA VOU RECEBER ATE AOS MEUS 90 ANOS DE IDADE.
    PORTANDO,SE O IBGE GARANTE QUE EU VOU VIVER SOMENTE ATE AOS 71 ANOS DE IDADE NEM MENOS E NEM MAIS.
    90-71=19ANOS ESTA DIFERENCIA O IBGE NÃO GARANTE QUE EU VOU VIVER.PORTANTDO SE MULTIPLICAR ESSE TEMPO PELO TETO SALARIAL MAXIMO DO INSS. DARIA UMA IMPORTANCIA X.
    ME DEVOLVE ESSE IMPORTANCIA X PARA QUE EU POSSA GASTA-LA EM VIDA.
    DEPOIS DOS 71 ANOS DE IDADE VOU TRABALHAR COMO POLITICO E CERTAMENTE NÃO VOU PRECISAR DE APOSENTADORIA.
    PORQUE LÁ TODOS OS POLITICOS DEPOIS DOS 71 ANOS DE IDADE ESTÃO MORENDO.AS VEZES DURAM MAIS OU MENOS 72,73,74,75,76,77,78,79,80,81,82,83,84,85,86,87,88,89,90,91,92,93,94,95 ANOS DE IDADE.GARANTE O DEPUTADO PEPE VARGAS.

  133. Muitos trabalhadores na ativa, estão se esquecendo que o PL
    que tramita no congresso prega 85/95 anos( somatoria da idade com tempo de contribuição), se aprovada o trabalhador homem, com idade de 49 anos e trabalha à 35 anos deverá trabalhar no minimo + 10 anos para poder ter um beneficio de 100% da média de salários; será que um trabalhador de chão de fábrica teria este emprego até lá com 59 anos de idade? e sua resistência física suportaria um trabalho de produção? fica difícil!se é oque penso estamos roubados.

  134. eu sempre digo que contribuir para a previdencia, é como uma caderneta de poupança só que com um pequeno detalhe você passa toda a sua vida pagando a previdencia e na hora de se aposentar todo o dinheiro que voce pagou ao inves de aumentar diminue, essa é a dura realidade deste país que não dar valor as pessoas que derramam seu suor como trabalhador e no final não tem reconhecimento algum nem na hora de se aposentar.

  135. Faço parte integrante da minha comunidade, dentre eles quase cinco mil pessoas estão prestes ou já aposentaram, moro em um bairro de São Paulo e estamos de olho principalmente nos deputados do nosso estado, tenho certeza que vai prevalecer o bom senso em nossos deputados, afinal, são os nossos representantes.
    Com relação ao Excelentíssimo Senhor Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República, espero que como trabalhador braçal que foi, não vetara esta emenda, pois se assim o fizer, estará condenando a miséria milhares de trabalhadores, será um tapa na cara dos assalariados Brasileiros.

  136. É de ficar pasmo estes orgãos do governo adotarem a posição contrária ao Projeto de Lei em debate.
    Certamente, que eles nem mesmo o senhor LULA, que se diz do povo, vão se aposentar somente pelo INSS.
    E o pior de tudo que eu e muitos outros aposentados, com aposentadoria especial, tem que, além da exposição ao perigo stressante a vida toda,viver ainda mais stressado com essa merreca de salário, que nem mesmo é calculado ou reajustado pelo salário mínimo. UM ABSURDO !!!!!!!
    Não tenho nada mais a declarar, pois corro o risco de xingar e mandar todos para um lugar que os demais colegas, que estão lendo este comentário, não merecem ler.

  137. IMPORTANTE :::::::: Gostaria quem alguém me respondesse o seguinte:
    Caso acabe o Fator previdenciário, como ficam as aposentadorias desde 1999 que sofreram com este famigerado fator, serão reajustadas desde aquela época ou somente serão reajustadas sem atrasados ? Bom, é claro que pelo menos serem reajustadas seria uma vitória, pior é eles cometrem o absurdo de so fazê-lo nas novas. E absurdo estamos acostumados.

  138. estou na ativa e ja tenho 32 e dois anos de contribuição e nõ posso aposentrar por ter um perca salario muito grande. Gostaria que os nossos governantes e autoridade competenes tivesse compaixão dos trabalhadores e extinguise o mais breve possivel este fator previdenciario que só tem prejudicado os trabalhdores.

  139. Ingressei no orgão público municipal em 04/03/1974, tenho 35 (trinta e cinco) anos de contribuição e estou com 53 anos de idade completos, e não posso aposentar, isto é uma vergonha, não somos obrigados a cobrir rombos financeiros da Previdência, e sim os responsáveis por ela.

  140. Trabalhei durante 30 anos 1mes e 25 dias e fui aposentar aos 55 anos , qdo recebi o primeiro salario , que decepção!
    Pergunto , porque esta maldita lei não é para tdos, deveria ser aplicada para o poder judiciario, legislativo etc… porque só é valida quem contribui com o inss todo mes ? Sera´que o dignissimo deputado que criou esta lei vai aposentar desta maneira? na proxima eleição saberei votar ,Ah! mas vou saber…………COM CERTEZA!…. o nosso presidente vai ser BENEFICIADO COM ESTA MALDITA LEI? E ESTES AUMENTOS QUE ESTAMOS RECEBENDO TODO MES ? SERÁ DIGNO? ABSURDO O DESCASO …………..

  141. Pretendo dar entrada na aposentadoria em abr/2010, quando completo 35 anos de contribuição, e estarei com 51 anos de idade.
    É favoravel eu dar entrada em abr/2010?
    Quando que a PL-3299/08 serã aprovada?

  142. A expectativa de vida não nos pertence é só Deus quem pode determinar e não é justo algum iliminado do governo determinar através de uma bola de cristal quanto tempo podemos sobreviver através de uma tabela que associa tempo de contribuição idade e expectativa de vida isso é uma VERGONHA. Tenho 53 anos e 30 de contrinuição alem de 15 trabalhados sob condições de riscos considerados insalubres para a converssão do tempo especial para comum então porque não me aposentam logo sem esse tal de pedágio, tabelas etc…exijo aposentadoria já a qualquer tempo e integraL com 100% SÃO MEUS DIREITOS ADQUIRIDOS CONFORME A LEI.

  143. ALGUÉM PODE ME DIZER QUANDO SERÁ ESTA MALDITA VOTAÇÃO? SE O PRESIDENTE VETAR, É SÓ DAR O TROCO NAS ELEIÇÕES, NÃO VOTANDO EM SEU CANDIDATO. SÓ ASSIM VAMOS CONSEGUIR ACABAR COM ESTA SACANAGEM. VAMOS A LUTA CONTRA O FATOR PREVIDENCIARIO JÁ.

  144. ESTOU COM 32 ANOS DE CONTRIBUIÇAO E 51 ANOS DE IDADE, NAO AGUENTO MAIS ESPERAR PARA SER APROVADA ESTA LEI. PERGUNDO SERA QUE VAI SER APROVADA MESMO, OU SERA QUE MAIS UMA ENGANAÇAO.

  145. Estamos sendo feito troxas por esses politicos que só pensam em si, pode um trabalhador chegar a seus 35 anos de contribuição depositando todo o mes o valor percentual estipulado pelo inss, e chegar na hora de receber seu benefício,vem esta tal de expectativa de vida e fator previdenciário que derruba seu benefício 44 por cento de um valor calculado dos seus salarios desde 1994? eles falam que vou viver até os 79 anos de idade ou melhor sobreviver; isso é um absurdo!

  146. Não consigo entender, pois contribuí com o teto máximo,
    durante todos os anos, certo de que dessa forma eu aposentaria com valor máxima, justo, pelo que contribui.
    isso é só teoria. Onde estão os direitos de um cidadão
    que paga seus impostos, faz tudo certinho e na hora de usufruir de um benefício seu,é cortado pela metade ?

  147. Como é possível mexer na Constituição Federal?!
    É um absurdo esse fator previdenciário, como podem calcular até quando se viverá?! Trabalhei desde os 14 anos, agora estou com 51 anos, ou seja mais de 30 anos de contribuição.
    Contribuí para receber o teto máximo e minha aposentadoria é de menos de 50%. Como podem calcular a minha expectativa de vida?! Tenho câncer e até quando vou viver?! Parei de trabalhar para cuidar da minha saúde, mas o que estou ganhando mal dá para sobreviver…
    Vamos lutar pelos nossos direitos, o Lula deve aprovar a extinção desse fator previdenciário, ou será que não tem palavra?! Vamos aguardar!

  148. Este fator redutor é uma vergonha, a expectativa de vida é manipulada pelo IBGE.O governo não está nem um pouco preocupado com o povo.Os políticos na sua grande maioria só se preocupam com seus benefícios. As eleições estão chegando, vamos dar o troco.

  149. Por favor estou aguardando para pedir o meu beneficio, ja completei 31 anos de contribuiçãoe tenho 48 anos de idade.
    Será que devo pedir o meu beneficio, ou aguardar até que a lei seja aprovada. a minha duvida é que se eu estiver aposentada posso recorrer para pedir o fator previdenciário.

  150. Todo final de qualquer campeonato de futebol reuni milhares de pessoas,nos aposentados precisamos e devemos mostrar nossa força de mobilização, precisamos é agir e parar de reclamar que nossos salarios estão baixos podem ter certeza só iremos mudar está situação mostrando aos nossos governantes nossa força perante está situação, fora isto é simplesmente papo furado.

  151. Será quando vão acabar de vez com este absurdo do fator previdenciário. A minha vida e de muitos brasileiros(as)esta dependendo desta situação.É degradante ver tanta bagunça no Senado, altas somas em dinheiro desviado, entre outras coisas, e saber que a nossa vida ainda esta nas mãos destes destruidores do Brasil. O que falta para aprovar o fim do fator previdenciário? Mais respeito!
    Tenho 32 anos de contribuição e 50 de idade. Quando que os senhores políticos vão me dar a carta de alforria e permitir que eu viva do meu salário, com certa dignidade?
    Indignada com certos políticos que destroem o meu país e a dignidade humana. Fim do fator previdenciário já.

  152. senhores deputados moste sua diginidade e coloque em votação pelo plenario o pl/3299/08 que a anos esta tamitando nesta casa legislativa, pois nos brasileiros as colocamos no poder para o bem da nação e não para acabar com o pais e só votar em causa proprias. tenha piedade dos trabalhadores que estão tão prejudicados com este terivel fator previdenciarios.

  153. VENHO PELA PRESENTE ,EXPRESSAR O MEU PROTESTO ,COMO A DE MILHOES DE BRASILEIROS APOSENTADOS ,QUE MOTIVADO PELO BRUTAL SISTEMA PREVIDENCIARIO QUE PREJUDICOU A CLASSE E VEM BENEFICIAR O GOVERNO .TRABALHEI 35 ANOS E APOSENTEI COM UM MISERO SALARIO.PARA SOBREVIVER CONTINUO A TRABALHAR.OS POLITICOS NÃO SÃO ASSIM …OS SEUS MODELOS DE APOSENTADORIA SÃO DIFERENTE …POR QUE ? DESCRIMINAÇÃO ,OU DESUMANIDADE? POR QUE ? SÓ OS SRS.PODEM RESPONDER… PEDIMOS AOS SRS. PARLAMENTARES ,QUE MUDEM O ATUAL SISTEMA ,SEJA FEITA UMA REVISÃO NOS CÁLCULOS ,SEJA MUDADO O ATUAL SISTEMA DE CÁLCULO E QUE O PRESIDENTE LULA NÃO VETE POIS A CADA ATITUDE E SEJA DE QUEM FOR ESTAREMOS RESPONDENDO NAS URNAS A PARTIR DE 2010.

  154. A regra anterior de contribuição por interstícios faria com que uma empregado autônomo pudesse se planejar para se aposentar com o valor máximo. De 1998 até 2003 o governo foi acabando com as faixas de contribuição deixando totalmente livre só a partir de 2003. Como os cálculos são a partir de 1994, ele proibiu terminantemente que um contribuinte autônomo se aposente com o valor máximo.
    Por essa razão os valores que entram para a média salarial só deveriam ser considerados a partir de 2003

  155. sou aposentado a 12 anos ,de santos pra macaiba rio grande do norte ,por ser uma cidade pacata e sossegada e custo de vida muito baixo 90%do salario e minimo as pessoa passam nessecidade quando cheguei aqui recebia 5salari minimo agora menos de trez daq a pouco so da pra comer ,sera que o nosso presidente não ve essa cituação , e pare de mandar dinheiro nosso pro fundo internacinal, e olhe pra os menos favorecidos que passam fome ,ate um cego ve , so o lula que não encherga (( meu recado ao nosso presidente se ele não aprovar o fator previdenciario vai aver desapontamento na eleiçao

  156. QUERO ME APOSENTAR MAIS NAO POSSO POR QUASA DESE MAUDITO
    FATOR PREVIDENCIARIO QUE CORTA O SALARIO DOS APOSENTADO
    AO MEIO POR FAVOR SENHOR PRESIDENTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS APROVE LOGO ESSA LEI 3299 O MAIS RAPIDO QUE
    PUDER JA NAO SUPORTO MAIS ESTA ESPERA, EM NOME DE JESUS FAÇA JUSTIÇA COM OS BRASILEIROS QUE PRECISAO DE SE APOSENTAR

  157. Estou de olho nos deputados que estão lutando para derrubar este Fator Previdênciário ;por que só assim terão o meu voto e de minha família. Acho uma injustiça esse fator prev.trabalhei trinta anos na sala de aula sem me afastar e aposentei com 75%.Fora Fator Previdênciário. Obrigada.

  158. Não é só dos mais pobres que o fator previdenciário está reduzindo drasticamente o cálculo do valor do benefício previdenciário.
    Quem contribuiu com o valor teto da aposentadoria e se aposentou ou se aposentará com 35 anos de contribuição, se homem ou 30 anos, no caso da mulher está tendo uma redução em média de 50% do benefício. Estou me referindo àqueles(as)que se aposentam com idade permitida pela lei 9876/99; 53 anos de idade para homem e 48 anos de idade, no caso da mulher.
    Para citar um exemplo: Uma pessoa que completou 35 anos de contribuição em 2008 e já contando com 53 anos de idade (se homem), pela lei já pode requerer o benefício integral do INSS.
    Só que, caso ele tivesse contribuido com os valores-teto do INSS receberá a partir da data do cálculo do benefício valor inferior a R$ 2.000,00. Só lembrando que o teto do valor do benefício do INSS já está acima de R$ 3.000,00.
    E ainda tem mais outro detalhe que diminui o cálculo do b, em alguns casos que é a fórmula para obtenção do valor médio do benefício que utiliza o seguinte cálculo conforme a lei 8213/91:
    I -- para os benefícios de que tratam as alíneas b e c do inciso I do art. 18, na média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondentes a oitenta por cento de todo o período contributivo, multiplicada pelo fator previdenciário; (Incluído pela Lei nº 9.876, de 26.11.99).
    Esse cálculo só considera valores a partir de JUL/94 após o plano real: quer dizer então que valores anteriores a 94 bem como 20% das contribuições do segurado são jogados no lixo.

  159. Farei 50 anos em jan/2010 e em março terei 35 anos de contribuição ao INSS (atualmente pago R$ 93,00 pois estou desempregado). Ou seja, em março de 2010 terei direito a dar entrada ao processo de aposentadoria. Sempre paguei o salário de contribuição pelo teto, mas se aplicar o fator previdenciário, terei uma grande redução no valor de benefício.
    Eu li em uma reportagem que juntamente com a extinção do fator previdenciário do Projeto 3299/08, temos também a proposta 95/85, ou seja, p/ o homem é necessário somar a idade e o tempo de contribuição e obter o total de 95. Se isto for verdade, o melhor p/ mim, é aposentar ainda com o fator previdenciário vigente, pois do contrário, terei que contribuir mais 5 anos e, estando desempregado, fica difícil.
    Por favor, alguém poderia me ajudar com esta dúvida?
    Existe mesmo a proposta 95/85?
    Qual a previsão de entrar em vigência o Projeto 3299/08 e quais as cláusulas relacionadas à idade?
    Obrigado,
    João (joaoj16@yahoo.com.br)

  160. - Infelizmente neste país, nossos governantes criam leis para beneficios próprios, quando estão entre nós, fazem diversas promessas, depois de eleitos não somos atendidos nem por aqueles que conviveram na periferia um dia conosco, esquecem o seu passado e se aliam aos corruptos, patrimoniados nos órgãos públicos em geral. Tenho exemplo no meu trabalho, pessoas com alto salários, e baixa competência, pode até ser que la trás, quando mais jovem tinha mais responsabilidades, mas hoje não se ve isso, pessoas que usam do bem público para beneficio próprio, telefone, internet,horários de almoço esticados, saidas frequêntes para tratar de assuntos particulares, entre outras coisas, que se fosse dentro de uma empresa privada, certamente estaria no olho da rua por incompetência. São pessoas que acham que ja produziram que tinha que produzir, e acham que tem o direito de não querer mais responsabilidade, porém não se aposentam devido ao alto salário, e vão ficando, e assim vai aumentando cada vez mais o números de pessoas nesta situação, fazendo com que as pessoas julguem e com toda razão, de que funcionário público é uma classe mal vista pela sociedade, o que não acontecia outrora na chamada ditadura, onde o funcionário público era respeitado e era motivo de orgulho. Lembro muito bem, pois na época trabalhava em banco privado, e pensava um dia trabalhar em um órgão público, e hoje após 22 anos, me vejo preso a este maldito fator previdênciario, que me impede de me aposentar dignamente, pois comecei a trabalhar cedo, e não tenho o beneficio de me aposentar com um salário digno e dar vaga a um jovem hoje desempregado, esclartecendo que meu salário não atinge o teto do INSS, mas continuo produzindo da mesma forma de quando ingressei, ao contrário de muitos que pensam diferente. Também sou contra essa lei que permite que a pessoa se aposente e continue, pelo mesmo motivo citado anteriormente, se muitos não produzem hoje, aposentar e continuar a não produzir com dois salários. Isto é justo…quando muitos precisam de um emprego e tem vontade de produzir e talvez mudar a cara do funcionário público. Se isso não acontecer teremos contratar para cada setor dos órgãos públicos um geriatra, para evitar que os mesmos se ausentem para fazer tratamento de saúde.

  161. Acho que até o Presidente vai sair gsnhsnfo com a queda do fator previdenciário, pois só assim quantos de seus amigos e parentes, vão parar de pedir uma força para ele.
    Este governo para se eleger, pregou uma promessa de ajudar o aposentado, e não agiu com verdade, pois todos sairam prejudicados, mas lembrem ao Presidente, que foi este povo que o elegeu, mas tenho muita certeza, que a maioria dos aposentador e seus familiares, não vão apoiar o Presidente com o candidato que ele indicar, pois o único do partido do Governo que teve coragem de contestar este tal de Fator Previdenciário foi o Senador Paulo Paim, que terá nosso apoio nas eleições, mas seia bom que ele fosse indicado para comcorrer a Presidencia, não pelo PT mas sim por outro partido, pois asiim o Lula tomaria vergonha, e acabaria apoiando seu melhor politico que é o Paim.

  162. Gostaria que este comunicado chegasse ao Senador PAULO PAIM,que está lutando para derrubar Fator Previdênciário,que ele fosse aos meios de comunicações(TV)falar dessa luta em prol dos aposentados que estão sendo lezado pelo senhor “LULA LELÉ”,moro em um Município pequeno, onde os votos são conquistando fazendo visitas aos domicílios, com certeza se NÃO derrubar esse Fato Prev.o candidato que o senhor Presidente apoiar para Presidente vai ser derrotado eo senhor PAULO eos demais Senadores que são a favor do fim do F.P. terão votos nas próximas eleições. Faça valer nossos direitos,Obrigada.

  163. DR PAULO PAIM E O PESSOAL DO PL PARABENS PELO SEU CARATER E LUTA A FAVOR DE QUEM COMEÇOU A TRABALHAR COM 14 ANOS DE IDADE COMO EU HJ COM 53 E 35 DE CONTRIBUIÇAO NAO CONSIGO ENCONTRAR EMPREGO TENHO UMA KOMBI DE CARRETO HJ VENHO ME ARRASTANDO PRA PAGAR EM DIA O INSS PELO QUE EU TENHO LIDO SUA LEI E A MELHOR QUE VAI DAR DIGNIDADE A MILHOES DE BRASILEIROS QUE TANTO TRABALHOU SO ESPERO QUE NAO SE APLIQUE O FATOR 85/95 QUE PIOR QUE FATOR PREVIDENCIARIO NAO SE ESQUEÇAM QUE TRABALHADOR E APOSENTADOS ESTAO UNIDOS NA HORA DE VOTAR O PL PROPOE AINDA COMO ALTERNATIVA AO FATOR PREVIDENCIARIO UMA FORMULA QUE DEFINE QUE O VALOR DA APOSENTADORIA SERA A MEDIA DOS ULTIMOS 36 SALARIOS DO SEGURADO PERCEBIDOS EM PERIODO QUE NAO ULTRAPASSE OS ULTIMOS 48 MESES AI SIM DR PAIM E UMA ALTERNATIVA PARA MILHOES E MILHOES DE CONTRIBUINTES QUE PAGA O MINIMO PASSARAM A PAGAR MAIS AI SIM SERA UM ISENTIVO A TODOS

    ademir gerber em 20/setembro/2009 as 3:10

  164. PARABÉNS AO SENADOR PENSO O MAIOR ABSURDO ESPECIALMENTE OS COM MAIS DE 70 ANOS OU INVÁLIDOS COM PROBLEMAS DE SAUDE OCASIONADOS PELO TRABALHO É QUE FORAM NÉ, DEUS OS ILUMINEM POSSAM ESTES TRABALHADORES APOSENTADOS CARENTES GANHA MUITO MUITO ABAIXO QQE TETO TER RENDA IGUAL AO QUE CONTRIBUIRAM,APOSENTADOS E PENSIONISTAS NESTE PAIS, JÁ QUE A VIDA JÁ SE FOI EMBORA TRABALHANDO- OPORTUNIDADES OUTRAS JOGADAS FORA, DINHEIRO PODERIA TER IDO PARA POUPANÇA -- CONTRATO NÃO É CONTRATO AFINAL, MUDAM-SE LEIS REGRAS E A PESSOA DO BEM QUE MORRA , TRABALHANDO MUITAS VEZES CONDIÇÕES INSALUBRES ARRISCANDO A VIDA 10 HORAS ATÉ POR DIA POUCAS AUTORIDADES TEM NOÇÃO DISSO, TÁBUA IBGE, E QUEM CONTROLA IBGE SE DADOS SÃO FIDEDIGNOS, E QUEM PODE DIZER QUANDO UMA PESSOA VAI MORRER? ISSO TUDO É MUITO INJUSTO, ESPECIALMENTE LULA QUE CRITICAVA FH E SE ELEGEU CRITICANDO ATÉ QUANTO SERVIDORES PUBLICOS CRIOU IDADE MINIMA ESPERO QUE NÃO VÁ SE CRIAR AGORA UMA IDADE MINIMA PARA TODOS O QUE TAMBÉM ACHO ERRADO -- SE VOCE PRECISA PARAR ESTÁ DOENTE E ACEITA RECEBER MENOS CONTRIBUIR MAIS QUER TRABALHOU TODA UMA VIDA DESDE CRIANÇA É UM DIREITO SEU NÃO?SE É POR TEMPO DE CONTIRUBIÇÃO NÃO MAIS POR TEMPO TRABALHO, PQ NEM PODE ACERTAR OS ATRASADOS QUANDO TRABALHOU SEM CARTEIRA -- REALIDADE TRISTE COMUM NOSSO PAIS? ESPERO QUE NÃO CRIEM SÓ MAIS DIFICULDADES POIS A PESSOA SABENDO VAI PODER SE APOSENTAR UM DIA MAIS GENTE SE FILIA AO SISTEMA CONTRIBUI ACREDITA NO SISTEMA TAL QUE DEVERIA TER MAIS PUBLICIDADE E TRANSPARENCIA E AS RECEITAS DAS LOTERIAS -- MEGA SENA AUMENTOU DE VALOR…?E COM O TEMPO SÓ IR SE PERDENDO EM TERMOS DE VALORES, SE ACHAM QUE O APOSENTADO OU PENSIONISTA DEVE CONTINUAR CONTRIBUINDO HÁ PESSOAS -- COMO EU -- QUE CONCORDAM, DESDE QUE SE RECEBA SOBRE O QUE EFETIVAMENTE SE PAGOU UMA VIDA INTEIRA,MAS ACHO QUE OS IDOSOS MESMO OU INVALIDOS PAGAM UMA BABA PLANO DE SAUDE REMEDIOS TAL NÃO PODEM CONTINUAR COM REAJUSTES SÓ DE 5% TAL QUANDO SUA PERDA FOI DE MAIS DE 60%, QUE SE FAÇA JUSTIÇA AOS MAIS NECESSITADOS AO MENOS, PARABÉNS SE VOCES DEREM O EXEMPLO MILHÕES NÃO ESQUEÇERAM VOCES SERÃO OS VERDADEIROS LULAS QUANDO CANDIDATO O SONHO TODO FOI PARA ESTE PAIS VOTOU PENSANDO TUDO QUE ELE DIZIA ENQUANTO CANDIDATO SEGUIRIA FARIA…. FICOU PARA TRÁS O DEFENSOR CLT TRABALHADORES TODOS SERVIDORES TODOS TRABALHAM DE FATO E GANHAM POUCO, ABRAÇOS, DESCULPEM QQE EQUIVOCO MINHA PARTE.

  165. VARGAS ADEUS VC NUNCA MAIS GANHA NDA NESTE PAIS QUE MILHOES E MILHOES DE TRABALHADORES ESTAO ANTENADOS QTO AO SEU PROJETO DE LEI PIOR QUE FATOR PREVBOA NOITE EU TENHO 53 ANOS 35 DE CONTRIBUIÇAO COMECEI A TRABALHAR NOVO PORQUE O HOMEM VIVE MAIS QUE A MULHER NA EXPECTATIVA DE VIDA OU O DINHEIRO DO INSS ESTA INDO PRA ONDE PRA JORGINA FHC LALAU ETC OU PAISES POBRES O SR LULA COMO VAI DA UM ABRAÇO NO OBAMA AI PRA MIM ME ARRUMA UM EMPREGO AI QUE VOU ATE OS 95 ANOS FICO AI ATE MORRER PORQUE ESTOU DESEMPREGADO PEPE IDENCIARIO viva o brasil

  166. DR PAULO PAIM ESTAVA VENDO O SENHOR HJ NA REDE TV PELO QUE O SENHOR FALOU A PESSOA QUE TEM 35 ANOS DE CONTRIBUIÇAO E 60 ANOS PELA NOVA LEI VAI SE APOSENTAR INTEGRAL OK ENTAO NO MEU CASO QUE COMECEI CEDO A TRABALHAR COM 14 ANOS HJ 35 DE CONTRIBUIÇAO E 53 ANOS DE IDADE ESTOU DESEMPREGADO SOFRIDO DESDE CRIANÇA TRABALHANDO ENTAO QUEM COMEÇOU A TRABALHAR COM 25 ANOS BEM MAIS TARDE E TRINTA E CINCO ANOS DE CONTRIBUIÇAO VAI CHEGAR AOS 60 NA BOA ENTAO QUEM COMEÇOU A TRABALHAR CEDO COMO MUITOS MILHOES DE BRASILEIROS ESTA FERRADO E ISSO QUE EU ENTENDI

  167. Trabalhei 29 anos como aeronauta e perdi minha licença de voo por problemas de saude (hernias de disco). Após a alta do INSS a empresa me dispensou. Agora estou desempregada e sem poder trabalhar e não me resta outra coisa senão requerer a aposentadoria, não tenho outra alternativa e não poderei esperar pelo fim do fator previdenciario e aceitar um valor que com certeza não vai comportar as despesas com meu tratamento, a não ser que o Sr me diga que essa mudança sairá logo. Tenho medo de me precipitar me aposentando e a lei mudar para melhor. Se isso acontecer, há previsão nessa nova lei de novo calculo para os já aposentados? Com estima e apreço, Sandra

  168. SE EU ESTIVESSE ME APOSENTANDO HOJE, PERDERIA ASSISTÊNCIA MÉDICA (4), ODONTOLÓGICA (4), TICKET ALIMENTAÇÃO NO VALOR DE R$ 330,00 E AINDA MAIS PRA FECHAR COM CHAVE DE FERRUGEM O REDUTOR PREVIDENCIÁRIO.
    ESPERO QUE OS POLÍTICOS PENSEM BEM E O PRESIDENTE LULA TAMBÉM. POIS AO COMPLETAR O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO PRETENDO JUNTAR UMAS ECONÔMIAS PARA A VELHICE EXTREMA, AQUELA QUE SÓ FAZ GASTAR COM REMÉDIOS.
    OH DEUS, SALVE ESSA NAÇÃO!

  169. SERÁ QUE SE FOSSE CRIADO UM “FATOR”, MAS, AO INVES DE PREVIDENCIARIO PREJUDICANDO OS TRABALHADORES, COM DESCULPA ESFARRAPADA DE DÉFICIT NA PREVIDENCIA, FOSSE UM “FATOR CONGRESSISTA”, PARA QUE OS SALARIOS E AS VERBAS PAGAS AOS PARLAMENTARES FOSSEM PROPORCIONAIS A: 1) PRESENÇA; 2) PROJETOS VISANDO AS GARANTIAS TRAZIDAS NO PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL APRESENTADOS E APROVADOS; 3)APROVAÇÃO DA ATUAÇÃO ATRAVES DE PESQUISA A NIVEL NACIONAL E 4) TRANSPARENCIA E HONESTIDADE À QUAISQUER PROVAS, AINDA ASSIM, SOBRARIAM INTERESSADOS A PERMANÊNCIA NO CARGO POLITICO PARA O QUAL FOI ELEITO ?

  170. Que deçepçao em companheiro, vetar a derrubada do fator, infelismente hoje voce me veta amanha eu e muitos te vetara. Como vai dona dilma quer mesmo ganhar eleiçao? Entao ja passou da hora de tomar uma posiçao a nosso favor e claro……PT saudades hahahahahahahahahahahahahahahahah

  171. É muito vergonhoso pra mim quando alguem me pergunta ,o valor do meu beneficio.Fico penssando :como um politico responderia á esta pergunta se ele estivesse no meu lugar.Será que ele diria: ho,estou contente com o que recebo ,e portanto não precisa ninguem alterar nada .Coloquem-se no nosso lugar srs. politicos ,parlamentares,presidente da REPUBLICA ,e veja o tamanho da injustiça a que os srs. nos submeteram.Aposentei com 35 anos de contribuição ,e a recompenssa foi um misero salário,que me obriga a contnuar trabalhando ,e sem nenhuma espectativa para a minha sobrevivência.Precisa ser feito uma correção nos calculos ,pois com eu ,milhões de aposentados foram injustiçados.A nossa CARTA MAGNA diz que todos são iguais…em direitos e obrigações…mas e a nossa situçao,como se explica ?como fica ? só temos obrigações?

  172. Eu me sinto como o senhor Alcindo e tambem como outros milhares de trabalhadores, que começaram a trabalhar cedo e cumprimos os 35 anos de trabalho e o minimo que se era esperado era o reconhecimento por todo este tempo de trabalho, mas o que acontece que com este famigerado fator previdenciario é que simplesmente somos roubados com o calculo com a expectativa de vida, onde alguns se arvoram do direito de serem DEUS e fazem uma previsão sobre o tempo que você vai viver e com isto levando mais de 40% do seu beneficio.
    Hoje infelizmente eu tambem sinto vergonha de dizer qual o valor recebido pela aposentaria, ainda mais para mim que com
    menos de um mes da concessão da minha aposentaria eu fui demitido pela empresa que eu trabalhava, e com 52 amos quem vai dar emprego para um aposentado.
    Mas o unico consolo é que as eleições estão chegando e estes politicos que simplesmente engavetaram os projetos de lei que extinguem este maldito fator previdenciario e principalmente o nosso presidente que em um passado muito distante foi defensor dos trabalhadores, terão o seu troco pois creio em DEUS que o povo brasileiro e principalmente os aposentados tão massacrados saberão votar enxotando estes sanguessugas de Brasilia.

  173. Estava esperançosa pela aprovação dessa Lei que põe fim ao fator previdenciário, só que tenho uma ressalva, esse benefício tão esperado por todos deve atingir todos inclusive aqueles que se aposentaram no final de 2008.Eu me aposentei em setembro de 2008 e meu benefício caiu quase 50%,contribui 30 anos e me aposentei com 50 anos de idade, espero que também possa ter direito a essa LEI e ser revisto o cálculo do meu benefício, não concordo com a forma de pontos. A lEI deve ser p/ todos, não é justificável que o fator contribua p/ a Previdência não falir, pois continuo trabalhando e contribuindo normalmente. Portanto é injusto e espero que vocês deputados e senadores revejam o conteúdo dessa Lei.

  174. Nós aposentados esperamos um ato de louvor dos deputados para a aprovação do fim do fator previdenciario e a espectativa de sobrevida que eu acho uma afronta ao povo brasileiro, onde já se viu um órgão do governo determinar quanto tempo eu ainda tenho de vida, quando solicitei minha aposentadoria em Janeiro de 2004 eu já tinha 55 anos de idade e 35 anos de contribuição trabalhando em banco, tendo trabalhado 20 anos no Bradesco e 15 anos no Banco Nossa Caixa S/A, que em maio de 2004 aprovou um PDV que nada mais é que um pedido de demissão voluntario e colocaram uma clausula de que quem fosse aposentado e não aderisse ao PDV seria demitido, isto é assedio moral e que os juizes não deram ganho de causa, em Janeiro de 2004 recebi uma carta do INSS de que eu teria mais 25 anos e 9 meses de vida, quem são eles para saber quanto tempo de vida eu ainda terei? somente DEUS e mais ninguem, espero ser aprovado pela camara dos deputados o fim do fator previdenciario e a espectativa de vida, obrigado pela oportunidade de me desabafar, espero ser mais da lista neste comentario.

    Grato,

    João Avelino Rosa
    011-2905-7097

  175. Pessoal

    Este fator previdenciario foi criado por causa do deficit da previdencia, como se esse deficit fosse o resposavel pelo buraco nas contas do governo.

    Porque ningem fala do pagamento dos juros da divida publica que é astronomico? Este sim é que está criando um buraco nas contas do governo

    Grato,

    Pedro R. Tonon

    35-9115-2569

  176. O governo só pensa em punir o trabalhador honesto que se sacrificou anos com o simples sonho de um dia se aposentar e ter uma velhice mais digna. O governo nem em sonho pensa em punir o político corrupto aquele que rouba o dinheiro do contribuinte.
    Este fator previdenciário é um absurdo.
    Gostaria de perguntar ao Presidente Lula se quando ele era militante, quando “lutava” pelas causas do povo ele achava justo que fosse aplicado o fator previdenciário na aposentadoria dele. Se ele concordava, na época, que o país não tinha recursos para pagar a aposentadoria justa do aposentado. Realmente tenho muita curiosidade em saber sua resposta.
    Atenciosamente,
    Maria Teresa

  177. Para nossos politicos quando trata do povo as coisas são muito mais dificeis, é tão simples, basta respeitar o que foi convencionado,qualquer trabalhador sabe que deve contribuir 35 anos para previdência para se aposentar com os vencimentos integrais, porque mudar o jogo no meio do caminho, sómente para prejudicar o trabalhador?. Ademis se colocar o valor de contribuição máxima hoje de 643,78 na poupança, e fosse corrigido por 0,5% ao mês, todo mês, em 35 anos teriamos o valor de r$ 917.200,00, com esse valor você teria um rendimento na poupança de r$ 4.586,00 por mês, o que daria muito mais que a previdência paga.

    Barbosa
    Lavras MG -- 035-9979-2443

  178. O fator previdenciário é o maior calote do mundo
    Trabalho a 37 anos, sendo 34 anos com registro em carteira , nunca faltei no serviço e nos últimos 21 anos , trabalho cedo , a tarde e a noite , nunca deixei de contribuir para previdência , e quando estou perto da aposentadoria com a esperança que receberia pelo menos a média de minhas contribuições vem este golpe da quadrilha instalada no governo , que usa o fator previdenciário para tirar dos aposentados o dinheirinho suado que deveria receber .Eu já ouvi um absurdo de um dos assessores do ministro da previdência que o brasileiro deveria aposentar somente após os 65 anos independentemente do tempo de contribuição ( este assessor é um palhaço do PT que nasceu em Araçatuba-SP). Todos brasileiros prejudicados deveriam se reunir e fazer uma caravana para Brasília-DF , para derrubar este fator previdenciário na porrada , porque com calma nada se resolve neste país onde a maioria dos governantes são bandidos.

  179. O fator previdenciário foi uma infeliz idéia de alguém que desconhece o perfil do trabalhador brasileiro, merecedor de um benefício digno e correspondente à sua competência, tempo de trabalho e contribuição. Todos sabemos, quem se aposenta com idade média de 50/55 anos é porque começou a trabalhar cedo e teve êxito em sua carreira ou profissão. Por isso contribuiu pelo teto. Pergunta: porque não se acaba com privilégios previdenciários? A conta é sempre do governo. Direito adquirido? Tudo bem, mas e o nosso?

  180. Gostaria muito que o governo aprovasse o fim do fp; nao é justo paguei 35 anos e me tiraram (+-) 40%, esta fazendo uma tremenda falta.
    Mas fico feliz que pessoas como voces estão tentando fazer algo justo por nos e principalmente para os mais necessitados que trabalharam e contribuiram.
    Que Deus nos ajude e oriente a cabeça do Lula para nao vetar o projeto.
    Obrigado

  181. A minha duvida é simples: na aposentadoria do “Grandioso e Majestoso” presidente Lula vai ser aplicado o fator previdenciario??????E se for, o valor da aposentadoria será baixo?Curiosidade apenas…..

    Frase do dia “QUEM NUNCA PEGOU NO PESADO E NÃO PRECISA DA APOSENTADORIA E NÃO SABE NEM FAZER CONTA , NÃO ESTÁ PREOCUPADO OOM O FATOR PREVIDENCIARIO”.

  182. O fator previdenciário, foi um crime praticado contra todos a queles que trabalharam, contribuiram e ajudaram a contruir o nosso pais, hoje vem como um pire nas mãos, mendingando ao Governo, um amparo para o final de sua vida. Durante 35 anos de contribuições, se aplicado à poupança, o valor que contribuiu, o trabalhador teria o retorno mensal bem superior ao valor recebido pela aposentadoria. Porque a contruição previdenciária não torna-se-a facultativa?

  183. Gostaria de Dizer que no Brasil ainda há muita injustiça,pensa bem são os trabalhadores que contribuem para o Pais crescer, sabemos que o país está crescendo, mas a previdencia faz uma injustiça com este povo que tanto contribui para o Brasil, fim do fator previdenciário e correçao igual pra todos os aposentados,isso é um dever de um administrador pois é na idade que o aposentado necessita de seu salário corrigo, valeu pessoal por divulgar estas mensagens

  184. Gostaria de saber porque o governo, quer as pessoas trabalhando até morrer, muitas não conseguem se aposentar. Não seria mais inteligente, as pessoas se aposentarem, pra dar lugar aos jovens, pra também colaborar com o país? Os jovens não tem entusiasmo em estudar, porque não haverá mercado.É uma lógica, o mercado tem que ser renovado, mas os que já colaboraram não podem sair do mercado de trabalho, pois morrerão sem assistência médica e sem alimentação, com a aposentadoria de fome, que receberão.Senhores políticos deixem os trabalhadores terem um fim de vida digna, como a de vcs. Deixem os jovens entrar no mercado de trabalho, o povo brasileiro merece justiça, é um povo trabalhador.

  185. Me aposentei este ano e fiquei pasmo com o valor. Foram feitas contas somas ,divisões etc…somaram minha idade, tempo de contribuição, não aceitaram contribuições feitas em 1972 1973, e não devolvem o dinheiro pago,fui roubado, e o serei até o meu fim. Fator previdenciario esta só pode ser uma lei para quem quer desviar dinheiro
    PT ele ainda vai te fu….. de 3 salarios de contribuição fiquei com 50%

  186. Isso minha gente,votem no PT ta ruim com eles vai piorar muito mais, só tem valor para eles aqueles que não trabalham e nunca fizeram nada veja a pensão do Lulla, por ter ficado preso 30 dias, recebe 5.000,00.

  187. Resultado de minha aposentadoria, continuar a trabalhar até a morte, acho que vou tentar passar para o lado deles, vou ser politico ,unica categoria que ganha sem trabalhar, aparece dinheiro na conta sem saber de onde vem, rouba e não vai preso se é pego roubando não devolve.

  188. Aos jovens ,não paguem INSS, comprem ações , deposite no exterior se defenda hoje para não sofrer amanhã,ou seja politico, Militar, funcionario, iniciativa privada ja era, se não tiver alternativa compre ações ,jamais INSS.

  189. estou muinto descepcionado com esta turma do pt
    antes eles lutavam para classe trabalhadora agora faz isto com nos aposentados, eles andavam ate de chinelo de dedo nas portas de fabricas com um saquinho pedindo dinheiro para campanha do pt de lula traira, vamos dar o troco no voto ano que vem, vai ser a menor votaçao de deputados para o pt fora lula e dilma

  190. Esse partido dos traidores(PT)esta cheio de picaretas:a começar pelo presidente( LULA LÁ LONGE)fazendo propaganda de bolsa familia,pagando apoentadoria para quem nunca pagou(INSS)entendam não sou contra,só acho que deveria pagar com dinheiro do tesouro nacional, e não com dinheiro roubado de milhares de aposentados e pensionistas dessa nação,aqui vai uma pergunta:SERÁ QUE ÊLE TIRA DA APOSENTADORIA DÊLE? Deputado Candido Vacarezza:Esse é o mais novo(NOVO GÊNIO DA MATEMÁTICA DO PAÍS)Esse aloprado teve a cara de páu de durante um discurso na tribuna da câmara na presença de mais de mil aposentaoos e pensionista que estavam nas galerias, fora os milhares que assistiam pela tv camara e emissoras de rádio a votação de nosso projeto e dizer que o aposentado que recebe hoje dois salários mínimos esta ganhando mais que três salários no passado.(É OU NÃO É UM GÊNIO.)Acho que êle é o compositor da letra da música de Roberto Carlos:tudo certo como dois e dois são cinco.e Henrique fontana:Esse está mais para ator que deputado,todo engomadinho,fala bonito,é um verdadeiro artista,critica a oposição,alegando que não foram êles que chamaram os aposentados de vagabundos que não foram êles que criaram esse maldito projeto.Ator:nós sabemos que não foram vocês, como sabemos também que não foram todos que votaram a favor desse projeto e os que votaram reconheceram o erro e querem se redimir.Por tanto seria mais honroso o ator descer do pedestal em que se encontra e parabenizar seus colegas pela atitude tomada e parar com essa guerra, porque nessa briga do mar contra o rochedo,nós aposentados e pensionistas estamos sendo o marisco.(CHEGA DE QUERER APARECER)e José Genuino:SERÁ QUE DEVOLVEU O DINHEIRO QUE FOI ENCONTRADO NA CÚECA DO IRMÃO?E O MENSALÃO O VALÉRIODUTO,PENSAM QUE ESQUECEMOS.?Colegas velhinhos as eleições estão chegando,eles pensam que não temos força,vamos nos unir,conclamar todos os parentes,filhos,netos,bisnetos e amigos,vamos dizer não a esses enganadores do povo,não vamos votar nesses pilantras do partido dos traidores(PT)QUE ESTÃO CONTRA NOSSOS PROJETOS,VAMOS BANIR DE VEZ COM ESSA CORJA DO CONGRESSO NACIONAL ATRAVÉS DO VOTO.AVANTE BRASIL(CARA ENRRUGADA UNIDA,JAMAIS SERÁ VENCIDA)
    ,.

  191. Trabalho dês dos 10 anos tendo comprovado a minha apuração dês dos 14 anos, e tenho acumulo mais de 35 anos de contribuição, hoje com quase 50 anos portador de HIV, tenho travado guerras terríveis com INSS, além do que mesmo que eu fosse me aposentar hoje por tempo de contribuição o fator previdenciário me colocaria com expectativa ridícula do IBGE de 72 anos, quando nem sei se vou viver até amanhã. Vejam o fator previdenciário em loco é uma medida arbitrária, que mudou o jogo das pessoas que apostaram em um pais supostamente democráticos, a nossa geração brigou pela liberdade, como a maioria dos políticos do congresso, e vejam o que nos impuseram. Devemos lembrar que Brasileiros principalmente de nossa facha etária brigamos pela democracia não nos furtamos do pleito de sermos livres, e não apenas levantamos bandeiras sem ideais, mas brigamos por uma democracia plena. Sr. Presidente e senhores deputado, honre o pleito que foram eleitos, sejam justos, o FATOR PREVIDENCIÁRIO foi uma medida escusa de um presidente que nunca esteve comprometido com o ideal democrático , O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO não só é ilegal na sua concepção como obstrui a oportunidade da nova geração de ingressar no mercado de trabalho, e quanto a alegação de que o INSS tem DEFICITÁRIO é uma grande mentira, pergunto aos senhores por que não cobraram das grandes empresa que devem hoje o INSS, sito : PETROBRAS R$ 3,00 BILHÕES DE REAIS, REDE CLOBO, PONTE RIO NITERÓI, ETC. vejam não podemos pagar as contas desses gigantes com nosso minguado dinheiro.
    Ponham a mão na consciência e votem como democráticos, e quanto ao nosso presidente LULA terá que apoiar, afinal foi lema da campanha dele, caso contrário devemos expurgar políticos incoerentes com ideal coletivo.

    VOTEM pelo fim do FATOR PREVIDENCIÁRIO.

  192. Trabalho dês dos 10 anos tendo comprovado a minha apuração dês dos 14 anos, e tenho acumulo mais de 35 anos de contribuição, hoje com quase 50 anos portador de HIV, tenho travado guerras terríveis com INSS, além do que mesmo que eu fosse me aposentar hoje por tempo de contribuição o fator previdenciário me colocaria com expectativa ridícula do IBGE de 72 anos, quando nem sei se vou viver até amanhã. Vejam o fator previdenciário em loco é uma medida arbitrária, que mudou o jogo das pessoas que apostaram em um pais supostamente democráticos, a nossa geração brigou pela liberdade, como a maioria dos políticos do congresso, e vejam o que nos impuseram. Devemos lembrar que Brasileiros principalmente de nossa facha etária brigamos pela democracia não nos furtamos do pleito de sermos livres, e não apenas levantamos bandeiras sem ideais, mas brigamos por uma democracia plena. Sr. Presidente e senhores deputado, honre o pleito que foram eleitos, sejam justos, o FATOR PREVIDENCIÁRIO foi uma medida escusa de um presidente que nunca esteve comprometido com o ideal democrático , O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO não só é ilegal na sua concepção como obstrui a oportunidade da nova geração de ingressar no mercado de trabalho, e quanto a alegação de que o INSS tem DEFICITÁRIO é uma grande mentira, pergunto aos senhores por que não cobraram das grandes empresa que devem hoje o INSS, sito : PETROBRAS R$ 3,00 BILHÕES DE REAIS, REDE CLOBO, PONTE RIO NITERÓI, ETC. vejam não podemos pagar as contas desses gigantes com nosso minguado dinheiro.
    Ponham a mão na consciência e votem como democráticos, e quanto ao nosso presidente LULA terá que apoiar, afinal foi lema da campanha dele, caso contrário devemos expurgar políticos incoerentes com ideal coletivo.
    VOTEM pelo fim do FATOR PREVIDENCIÁRIO.

  193. VEJA POR QUE O INSS ESTÁ DEFICITÁRIA
    Apenas alguns Devedores da Dívida Ativa do INSS

    Contribuinte
    CEI / CPF / CNPJ raiz

    CAIXA ECONOMICA FEDERAL
    R$253.185.434,30
    TRANSBRASIL SA LINHAS AEREAS
    R$422.059.857,77
    MUNICIPIO DE CAMPINAS PREFEITURA MUNICIPAL
    R$420.679.301,54

    ENCOL S A ENGENHARIA COMERCIAL E INDUSTRIA
    R$327.600.133,42

    ASSOCIACAO SULINA DE CREDITO E ASSISTENCIA RU
    R$266.873.440,25

    VIACAO AEREA SAO PAULO SA
    R$263.990.589,93

    FUND. EDUCAC. DO DISTRITO FEDERAL -- EM EXTINC
    R$260.573.177,96

    EST.SANTA CATARINA-SECRETARIA DA EDUCACAO E D
    R$ 238.556.500,39

    COBRASMA S A
    R$ 219.099.237,99

    FUNDACAO DE APOIO A ESCOLA TECNICA DO ESTADO
    R$ 202.343.740,34

    MUNICIPIO DE MANAUS -- PREFEITURA MUNICIPAL
    R$ 168.844.845,94

    C R ALMEIDA S A ENGENHARIA E CONSTRUCOES
    R$ 156.910.674,12

    ESTADO DO RIO DE JANEIRO
    R$ 141.691.675,66

    USINA SANTA RITA S/A -- ACUCAR E ALCOOL
    R$ 135.095.977,39

    ESTADO DE RORAIMA
    R$ 133.773.679,66

    SEG SERVICOS ESPECIAIS DE SEG.E TRANSPORTE DE
    R$ 125.424.823,15

    INSTITUTO DE PREVIDENCIA DO ESTADO DO RIO GRA
    R$ 121.482.961,52

    COMPANHIA GERAL DE MELHORAMENTOS EM PERNAMBUC
    R$ 113.780.840,51

    GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
    R$ 113.691.107,08

    EMPRESA MUNICIPAL DE LIMPEZA E URBANIZACAO
    R$ 110.073.486,36

    BANCO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO S A EM LIQ.
    R$ 102.142.502,34

  194. VEJAM PROQUE O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO
    SERÁ QUE NÓS TEMOS QUE PAGAR ESTÁ DIVIDA?

    Conforme os dados divulgados pelo ministro, o número de devedores caiu: passou de 176.790 para 164.385 empresas. Também caiu em cerca de R$ 10 bilhões o valor total da dívida: de R$ 65,37 bilhões para R$ 55,10 bilhões.

    Na lista, a Transbrasil continua sendo a maior devedora, com um débito atualizado que aumento de R$ 414,22 milhões para R$ 422,05 milhões. Em segundo lugar, permanece a Prefeitura de Campinas, com R$ 420,67 milhões.
    VEJAM POR QUE O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

    A lista dos devedores do INSS representa apenas uma parte da dívida porque nela estão incluídas apenas as empresas que estão inscritas em dívida ativa e que não apresentaram na Justiça bens suficientes para honrar o débito para com a Previdência Social.

    A lista completa dos devedores da Previdência está disponível no site do ministério na internet http://www.terra.com.brredir.asp?link=http://www.mpas.gov.br.“ target=“_blank“>www.mpas.gov.br.

  195. SERÁ QUE DEVEMOS PAGAR ESTÁ DIVIDA,
    FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO
    Na lista, a Transbrasil continua sendo a maior devedora, com um débito atualizado que aumento de R$ 414,22 milhões para R$ 422,05 milhões. Em segundo lugar, permanece a Prefeitura de Campinas, com R$ 420,67 milhões.

    A lista dos devedores do INSS representa apenas uma parte da dívida porque nela estão incluídas apenas as empresas que estão inscritas em dívida ativa e que não apresentaram na Justiça bens suficientes para honrar o débito para com a Previdência Social. A lista completa dos devedores da Previdência está disponível no site do ministério na internet http://www.terra.com.brredir.asp?link=http://www.mpas.gov.br.“ target=“_blank“>www.mpas.gov.br.

  196. Na lista, a Transbrasil continua sendo a maior devedora, com um débito atualizado que aumento de R$ 414,22 milhões para R$ 422,05 milhões. Em segundo lugar, permanece a Prefeitura de Campinas, com R$ 420,67 milhões.
    SERÁ QUE TEMOS QUE PAGAR ESSA DÍVIDA
    FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

    A lista dos devedores do INSS representa apenas uma parte da dívida porque nela estão incluídas apenas as empresas que estão inscritas em dívida ativa e que não apresentaram na Justiça bens suficientes para honrar o débito para com a Previdência Social. A lista completa dos devedores da Previdência está disponível no site do ministério na internet http://www.terra.com.brredir.asp?link=http://www.mpas.gov.br.“ target=“_blank“>www.mpas.gov.br. pela liberdade, como a maioria dos políticos do congresso, e vejam o que nos impuseram. Devemos lembrar que Brasileiros principalmente de nossa facha etária brigamos pela democracia não nos furtamos do pleito de sermos livres, e não apenas levantamos bandeiras sem ideais, mas brigamos por uma democracia plena. Sr. Presidente e senhores deputado, honre o pleito que foram eleitos, sejam justos, o FATOR PREVIDENCIÁRIO foi uma medida escusa de um presidente que nunca esteve comprometido com o ideal democrático , O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO não só é ilegal na sua concepção como obstrui a oportunidade da nova geração de ingressar no mercado de trabalho, e quanto a alegação de que o INSS tem DEFICITÁRIO é uma grande mentira, pergunto aos senhores por que não cobraram das grandes empresa que devem hoje o INSS, sito : PETROBRAS R$ 3,00 BILHÕES DE REAIS, REDE CLOBO, PONTE RIO NITERÓI, ETC. vejam não podemos pagar as contas desses gigantes com nosso minguado dinheiro.
    Ponham a mão na consciência e votem como democráticos, e quanto ao nosso presidente LULA terá que apoiar, afinal foi lema da campanha dele, caso contrário devemos expurgar políticos incoerentes com ideal coletivo.

    VOTEM pelo fim do FATOR PREVIDENCIÁRIO.

  197. Pessoal nos que temos 35 anos de comtribuição temos que votar em BRANCO nas eleiçeos de 2010 para Dep. Feteral, porque eles não possui tempo de serviço e nen contribuiçoes,porque aposentadorias deles é ESPECIAL

  198. Vamos boicotar o PSDB e PT na proxíma eleição , peço por favor a todos aposentados e contribuintes do INSS, para possamos mudar esse cenário em favor dos trabalhadores.
    Nós somos a maioria, não devemos votar em nemhum canditados desses partidos.

  199. Realmente esse fator previdênciario tem que acabar. As regras que devem valer são aquelas que do inicio da contribuição. Imagina se vc contrata um emprestimo bancario e no meio da vigência desse contrato vc resolve mudar as regras e pagar menos. Que democracia é essa! Ou será uma ditadura?

  200. de que adianta os deputados aprovarem e os senadores e nosso grande presidente com 80% de aprovação vetar,tomara quando ele vetar tenha um derrame e fique em uma cama o resto da vida pagando pelo que não fez por nós.

  201. TRABALHEI HÁ 28 ANOS E DEIXEI DE CONTRIBUIR NOS ÚLTIMOS QUINZE ANOS E ACABEI ME APOSENTANDO HÁ 02 ANOS COM UM SALÁRIO MÍNIMO.PELAS MÉDIAS DAS CONTRIBUIÇÕES, TENHO A ABSOLUTA CERTAZA QUE IRIA +-POR UNS R$ 1.500,00.

  202. A lei 9876/99 que criou o fator previdênciário deveria ter contemplado o francionamento do tempo do contribuinte antes de 1999, como integral a base 1/30 ou 1/35 avos, e no restante aplicar o fator, seria mais justo com aqueles trabalhadores que tinham uma espectativa de se aposentar integral por tempo de contribuição.Quem entrou no sistema depois da lei teve a opção de retardar no caso de autonomo ou liberal, para aposentar por idade, assim esta penalizando quem começou a trabalhar mais cedo.

  203. Que contra senso: O sr lula se diz um trabalhador, e quer vetar a conquista do trabalhador, sera que foi picado pelo mosquito do puder? Ou sera que se apaixonou pelo FHC? Eu que vi varia vezes ele xingando o poder, na epoca que ele era metalurgico, estranho ne?Que ele pense bem, e nao termine sua grande carreira de susesso na politica, com tantas conquistas,de pião a presidente.Abraços

  204. Senhor Deputado

    Na condição de cidadão trabalhador, gostaria de ver mais movimentos por parte dos nossos autênticos representes, na Câmara Federal, gostaria de exigir, para que quando os senhores viessem pedir votos, para se elegerem nas futuras legislatura,provalvemente direi NÃO, não vejo nenhuma movimentação por parte dos senhores, pela aprovação da Lei 3299/2008, será que vamos passa em branca nuvens mais um ano de espera, quando surripiaram nosso direitos no “governo FHC” foi automáticos e no apagar da luzes, para nos devolver, será necessário tanta pendenga, esperamos a todos em outubro próximo, ok.

  205. Senhores votem isso logo, acham pouco o que as pessoas que começaram cedo a trabalhar já perderam com isso, sejam humanos pelo menos uma vez na vida, lembrem-se; vocês darão conta la em cima ou la embaixo deste roubo, pois a minha aposentadoria foi reduzida em 50% e não falta 15 anos para eu trabalhar , já trabalhei 30 anos, o que vocês querem mais para tirar o que é direito do povo trabalhador , raciocinem vocês conseguem, não doi , tentem vocês conseguem .

    grata

    Vania

  206. Companheiros aposentados, vamos memorizar um pouco e tentar lembrar o que o então candidato a Presidente Sr Lula falou em rede nacional em entrevista no Programa Silvio Santos respondendo a pergunta de uma companheira aposentada, se vocês lembrar eu duvido que êle consiga os votos de treze milhões de aposentados para sua candidata em 2010, FOMOS ENGANADOS:

  207. Presidente Lula disse que VETARIA caso a matéria passasse no Congresso. Então 13 milhões de aposentados, agora em 2010 é a hora de dar o troco nas urnas. Pois essa é a arma mais poderosa da massa. E quando vier o próximo presidente vamos continuar a pressão, até que a justiça seja feita.

  208. Desabafo: Dinheiro existe,o Brasil só ñ quebrou porque é fonte inesgotável. Assaltaram o dinheiro do INSS para fazer rodovias,doar a empresas falidas,bancos,montadoras e aposentar bacanas com valores exorbitantes. Por que ñ devolvem agora com o PRÉ-SAL?;mas ñ tem q/ pagar salarios dos politicos do RIO,SP,e do Distrito Faz de conta.Quando ñ reelegermos estas raposas velhas 4 anos sómente ele ñ teram direito vitálicio no Brasil.Começarmos votar em gente como a gente partidos pequenos mudaremos este tempo perdido.Dilma é sigmento;Serra é neo-libral qdo teremos um candidato do tamanho do BBRRAASSIILL????

  209. Acho um enorme DESRESPEITO um presidente alegar que vetará uma medida que só virá a beneficiar o trabalhador, que ele diz tanto prezar.
    Afinal de contas, o governo não tem dinheiro pra arcar com beneficios para o povo, mas para aumentar salarios daqueles que já ganham verdadeiros rios de dinheiro sempre tem, não é verdade?!
    Engraçado, não?!
    NÂO, pois no fim das contas quem sofre é o POVO, que precisa com urgência começar a tomar remédio pra melhorar a memória e parar de eleger gente que, quando chega ao poder esquece de onde veio!!!

  210. ufa….até que enfim aparece deputados que fazem por nós
    pobres mortais aposentados.
    Sou aposentado e estou sendo furtado pelo fator previdenciario.
    Será que terei o retôrno do que me tomaram e depois da lei
    receberei na integra sem o fator previdenciário, pois iniciei minha aposentadoria em 2003.
    Saudações aos deputados
    Pedro Marques Garcia

  211. Queria deixar aqui uma pergunta ou melhor algumas perguntas que acredito que posam me responder.
    1- Qual a idade para a aposentadoria do Presidente da República e dos governadores de estado?
    2 -- Ainda reitero a pergunta e para senadores deputados federais e estaduais são as mesmas regras?
    3 -- A regras usadas para estes cargos são as mesmas do trabalhadores comuns?
    4 -- Para esses cargos também é utilizado o fator previdenciário?

  212. Estamos voltando a ter dignidade neste país, agora pergunto como ficam quem contribuiu por 35 anos e aposentou com essa maldita Lei, sera cancelado o fator que diminuiu o salário, pois quando começou a contribuir até a hora de aposentar foram mudando as regras do jogo.

  213. Veja senhores Deputados estaduais, Federais, Senadores e demais autoridades competentes:
    Depois de começar a trabalhar aos sete anos de idade ajudando meus irmãos para nos sustentarmos e aos 12 anos já em um emprego com uma jornada de 11:30hs de segunda a segunda até aos 19 anos para ajudar a família e custear meus estudo que naquela época era tudo pago até nas escolas municipais inclusive a merenda (sem falar nos materiais escolar que todo ano a maior parte dos livros eram substituidos e custavam absurdos). Contudo tive minha primeira carteira assinada aos 17 anos mas entre um emprego e outro tive algumas falhas de tempo, mas a esperança de aposentar-me com 35 anos de contribuição foi embora com esse chamado ‘FATOR PREVIDENCIÁRIO” e agora vendo o esforço e a coragem dos senhores vi renascer minhas esperanças. Hoje tenho dois cateterismo e uma válvula e ainda não tenho certeza da minha saúde além de trabalhar mais do que antes e com preocupações maiores ainda, mas derrepente o Senhor todo poderoso LULA que tanto combateu no passado a nosso favor, mata essa esperança novamente dizendo que irá vetar a lei. Pergunto. Os senhores irão deixar assim? ou irão lutar por nós. OH! as eleições vem ai. . . Desculpem, foi mais um desabafo do que um comentário.

  214. quero agrader quem teve a iniciativa do projeto e os deputados que votaram a favor do
    fim do fator previdenciario, como podemos ver, o cidadao contribui durante tanto tempo, sofrendo o desconto do seu salario para pagar a previdencia , as empresas tambem contribui com mais 27,8%, dando um total de 38%, qual o destino desse dinheiro todo.

  215. que engraçado é a vida.trabalhei na roça desde os nove anos de idade,só pude estudar depois de adulta fiz o chamado MOBRAL .Hoje sou Professora ,só que não tenho mais força nos braços. os medicos já disseram que não devo ficar sala de aula,o orgão já pediu um laudo da pericia,mas continuo em sala de aula. e o laudo da pericia é positivo.(constatou que devo me afastar).mas como o INSS não aceita o tempo de roça que tenho por direito só me deu 9 anos de roça (INJUSTIÇA)

  216. QUERO NESTE MOMENTO SER SOLIDÁRIO COM TODOS AS PESSOAS QUE CONTRIBUI PARA ENGORDAR OS COFRES DO INSS E TERÃO QUE SE SUBMETER A ESSE FATOR E PERDER PARTE DE SEUS SALÁRIOS SE UM DIA VIEREM A SE APOSENTAR ; AI EU ME FAÇO ALGUMAS PERGUNTAS ,NÃO SERIA MAIS VANTAJOSO EU PAGAR UMA PREVIDENCIA PRIVADA E TRABALHAR NA INFORMALIDADE SEM REGISTRO OU SEM ASSINAR A CARTEIRA PROFISSIONAL? POIS É ISSO QUE VAI ACONTECER SE OS NOSSOS REPRESENTANTES NÃO MUDAREM ISSO COM URGÊNCIA ;
    AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO E OS FUTUROS APOSENTADOS ESTÃO DE OLHO!

  217. Sou leigo no assunto mas, gostaria de informações se o progeto de 3299, de 2008.
    já foi vetado ou não pelo Sr. Lula.

    Grato,

    Jácomo Fila

  218. Onde buscar a esperança!!
    Tantas pessoas trabalhadoras são prejudicadas pelo fator redutor. Infelizmente temos que assistir o governo agir contra o interesse dos trabalhadores, porque não consegue acabar com a corrupção dos órgãos governamentais. o que importa uma estimativa de vida se vivemos num país altamente discriminador, onde mercado de trabalho considera fora da faixa de idade um indivíduo com mais de 40 anos. Que fator redutor é este que não conhece o mercado de trabalho brasileiro. Por que então não criar leis que obriguem as empresas absorverem pessoas com mais de 50 anos? Porque criar fatores com uma visão apenas nos órgãos públicos que possuem estabilidade. Todos estes que brigam pelo fator redutor, deveriam ter pais e parentes querendo trabalhos e sendo demitidos por questões de idade. Certamente eles não terão que sobreviver com uma aposentadoria reduzida. É uma vergonha!!!

  219. Maldito Pt, maldito Luiz Inacio Lula de merda, que traiu os trabalhadores em via de se aposentarem, quando vetou o fim do fator previdenciario .

  220. O Presidente Lula vai receber quanto de aposentadoria?
    Quanto de aposentadoria recebem, com toda justiça, Juizes, Promotores, Delegados, Oficiais das Forças Armadas e da Polícia, Funcionários Públicos de Alto Escalão, etc…??? Quanto????????????????????????
    Há dinheiro para pagar essas aposentadorias e não há dinheiro para pagar os nossos idosos que se mataram para ajudar construir um País melhor e recebem em troca: “FATOR PREVIDENCIÁRIO”
    O diretor do Departamento de Previdência do Ministério da Previdência, João Donadon, disse que não há recursos para cobrir as despesas que serão geradas com o fim do fator previdenciário.
    Quem sabe ele, o Presidente Lula, A Presidente Dilma, os Senadores, Deputados, Governadores, Vereadores, Juizes, Promotores, Delegados, Exército, Marinha, Aeronática, não acabem com a corrupção, com a evazão de divisas para poder acabar com o FATOR PREVIDENCIÁRIO e inclusive, aumentar até o salário deles, com justiça. Abraço a todos!

  221. Nos países árabes o povo esta indo pra ruas e derrubando seus ditadores .
    Nos brasileiros temos que tiramos isto como lição.
    Vamos pra ruas lutarmos pelos nossos direitos sem precisarmos de convocação de sindicatos associações estudantis. Estes virarão chapa branca, estão comprados, e só olha a votação do senhor Vicentinho, contra o aumento maior para o salário mínimo.
    Vamos pra rua gente derrubar a ditadura do FATOR PROVIDENCIARIO
    Vamos pra rua aposentados, futuros aposentados e todos os jovens que diretamente ou não tenha na família alguém que depende ou futuramente dependera do INSS.
    A manada só obedece a um só homem porque não sabe a força que tem.

  222. Aqui registro a minha indignação…Trabalhei dia após dias, anos após anos, cumprindo toda jornada de trabalho, paguei, recolhi todos os impostos, cumpri mais de 30 anos de recolhimentos de previdencia e quando chega a hora da aposentadoria, vem esta miséria de beneficio, pois foi calculado baseando-se na minha expectativa de vida! Quem inventou esta proposta, deve se achar acima de “DEUS”, pois ele deve ter uma bola de cristal para determinar quantos anos uma pessoa deve viver pela frente! Isso não é justo, quem trabalha uma vida inteira e quando chega a hora de descansar e desfrutar da vida, como? Pois o que ganha de beneficio, compra os remedios ou compra comida. Por outro lado, tem pessoas que recebem de “PENSAO”, dos maridos falecidos, muito, mas muito mais que 6 (seis) salários minimos, apenas por ter sido viúva de maridos que recolhiam os seus carnês equivalentes a 7 ou 8 salários minimos, quando nós tambem recolhemos os mesmos tanto de salários. E nós que trabalhamos duros, acreditando numa velhice mais tranquila, somos obrigados a aceitar esta miséria de no máximo 2(dois) salários mínimos. Quem diria que o Sr. Lula iria vetar o fim do fator previdenciário! Ele é contra ou favor do povo! Será que ele é realmente do povo? Um dia acreditei nele!

  223. E hoje, como está o andamento do projeto para o fim do fator previdenciário?
    Qual é a expectativa de tempo para sua aprovação?
    Alguém pode dizer?
    O tempo passa, os idosos continuam cada vez mais idosos e o salário dos aposentados (ironicamente benefício) cada vez menor.
    Então, porque tanta demora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>